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dc.creatorINGRID NATHÁLIA RIBEIRO DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2023-12-05T14:36:47Z-
dc.date.available2023-12-05T14:36:47Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7867-
dc.description.abstractEducation in Brazil went through several changes, of which female education was not present at first and, when it was inserted into society, it presented several limitations, but from the 20th century onwards changes were imposed towards quality and egalitarian education, however , challenges are still encountered when it comes to education for women. With this in mind, this research aims to understand how the authors present the challenges faced by pregnant women seeking higher education, analyzing how motherhood and education are interconnected, and what the implications of this are for women facing this journey. . Through bibliographical research, the need for more inclusive policies and practices to guarantee equal opportunities is examined, in light of the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, which advocates principles of equality and non-discrimination, highlighting the importance of support services, such as daycare centers at universities, flexible schedules and maternity leaves adapted to the academic reality, just as the need to eliminate social stigma in relation to mothers who seek higher education is fundamental, thus promoting a more welcoming and appropriate educational environment for the success of mothers, fundamental to ensuring that motherhood is not a barrier, but an integral part of women's educational journey.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectmaternidade-
dc.subjectensino superior-
dc.subjectigualdade de gênero-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO FEMININA E A MATERNIDADE: AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO SUPERIORpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CARINA ELISABETH MACIEL-
dc.description.resumoA educação no Brasil passou por diversas mudanças, das quais o primeiro momento a educação feminina não se fazia presente e, quando foi inserida na sociedade apresentava diversas limitações, porém a partir do século XX mudanças foram impostas para uma educação de qualidade e igualitária, entretanto, desafios ainda são encontrados quando se trata da educação para mulheres. Tendo isso em vista, essa pesquisa tem como objetivo compreender como os autores apresentam os desafios enfrentados pelas mulheres grávidas que buscam a educação superior, analisando como a maternidade e a educação se interligam, e quais são as implicações disso para as mulheres que enfrentam essa jornada. Através de uma pesquisa bibliográfica, examina-se a necessidade de políticas e práticas mais inclusivas para garantir a igualdade de oportunidades, à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que preconiza princípios de igualdade e não discriminação, ressalta-se a importância de serviços de apoio, como creches em universidades, horários flexíveis e licenças maternidades adaptadas à realidade acadêmica, assim como é fundamental a necessidade de eliminar o estigma social em relação às mães que buscam educação superior, promovendo então um ambiente educacional mais acolhedor e apropriado ao sucesso das mães, fundamental para garantir que a maternidade não seja uma barreira, mas uma parte integral da jornada educacional das mulheres.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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