Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANA CLARA KLEM ESQUINELATO-
dc.date.accessioned2023-12-05T14:24:36Z-
dc.date.available2023-12-05T14:24:36Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7863-
dc.description.abstractThis bachelor dissertation investigates the development of drawing skills during adolescence. Based on authors who study drawing during childhood and adolescence, this dissertation analyzes the phases of its development and formulates hypotheses of main obstacles blocking that development. Also, the research proposes possible ways of teaching drawing in a non-formal space. Finally, this work analyzes drawings by the author himself, during her adolescence. It is hoped that this research can contribute to other people interested in drawing in adolescence and teaching in non-formal spaces.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho-
dc.subjectAdolescência-
dc.subjectEnsino em espaço não-formal-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleDesenhando Pontes entre o Dentro e o Fora: o Desenho como Processo e Ferramenta de Investigação na Adolescênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SERGIO DE MORAES BONILHA FILHO-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo central investigar o desenho na adolescência e seu ensino em espaço não-formal. Através da análise das fases do desenvolvimento do desenho, a partir de autores que estudam o desenvolvimento do desenho infantil, e formulando possíveis hipóteses dos obstáculos na trajetória do desenvolvimento do desenho na adolescência, esse trabalho faz a análise do percurso de desenvolvimento do desenho na adolescência da própria autora, com base em desenhos que ela guardou desse período, e a análise de desenhos de adolescentes que participaram de um evento em espaço não-formal de ensino. Esse trabalho também aborda possíveis formas de ensino do desenho em um espaço não-formal. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com outras pessoas interessadas sobre o desenho na adolescência e para o ensino em espaço não-formal.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9742.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.