Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ANA CLARA KLEM ESQUINELATO | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T14:24:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T14:24:36Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7863 | - |
dc.description.abstract | This bachelor dissertation investigates the development of drawing skills during adolescence. Based on authors who study drawing during childhood and adolescence, this dissertation analyzes the phases of its development and formulates hypotheses of main obstacles blocking that development. Also, the research proposes possible ways of teaching drawing in a non-formal space. Finally, this work analyzes drawings by the author himself, during her adolescence. It is hoped that this research can contribute to other people interested in drawing in adolescence and teaching in non-formal spaces. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho | - |
dc.subject | Adolescência | - |
dc.subject | Ensino em espaço não-formal | - |
dc.subject.classification | Artes | pt_BR |
dc.title | Desenhando Pontes entre o Dentro e o Fora: o Desenho como Processo e Ferramenta de Investigação na Adolescência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SERGIO DE MORAES BONILHA FILHO | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo central investigar o desenho na adolescência e seu ensino em espaço não-formal. Através da análise das fases do desenvolvimento do desenho, a partir de autores que estudam o desenvolvimento do desenho infantil, e formulando possíveis hipóteses dos obstáculos na trajetória do desenvolvimento do desenho na adolescência, esse trabalho faz a análise do percurso de desenvolvimento do desenho na adolescência da própria autora, com base em desenhos que ela guardou desse período, e a análise de desenhos de adolescentes que participaram de um evento em espaço não-formal de ensino. Esse trabalho também aborda possíveis formas de ensino do desenho em um espaço não-formal. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com outras pessoas interessadas sobre o desenho na adolescência e para o ensino em espaço não-formal. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artes Visuais - Licenciatura (FAALC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
9742.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.