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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “EU DEI INÚMEROS SINAIS DE QUE TINHA ALGUMA COISA ERRADA”: ABUSO SEXUAL INFANTIL E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA DIANTE DESSE PROBLEMA
Autor(es): DANIELLY CAMILO DE LIMA
Primeiro orientador: JOSIANE PERES GONCALVES
Resumo: O abuso sexual infantil é um problema que ocorre com muita frequência no Brasil e precisa ser combatido, inclusive em âmbito escolar. Assim, a pesquisa teve por objetivo analisar, mediante estudo de caso, situações inerentes ao abuso sexual na infância e estabelecer relações com a função social da escola, diante desse grave problema existente na sociedade. O estudo foi realizado por meio de estudo da legislação e textos científicos que abordam a temática do abuso sexual infantil. Além disso, foram selecionados dois casos reais, de abuso sexual na infância, publicados no canal do YouTube intitulado “NÃO CONTA PRO SEU PAI: senão ele vai ficar triste com você, tá?”. Trata-se do caso de Patrícia, 18 anos, que na infância foi vítima de abuso sexual e de Leila, mãe de uma criança que foi vítima do mesmo tipo de abuso. O estudo apontou que grande parte dos abusos acontecem em âmbito familiar e dificilmente o agressor é alguém que a vítima não conheça e não confie. Inclusive, essa quebra de confiança por parte da criança é um dos fatores que contribuí para os traumas que poderão surgir em decorrência do abuso sexual vivenciado. A escola exerce uma função social importante tanto no processo de denúncia, quanto na acolhida de quem é vítima, pois o contato com um adulto de confiança na escola poderá contribuir para que a criança se sinta segura em relatar o problema e essa atitude é essencial para que medidas sejam tomadas, a fim de que o abuso sexual infantil seja combatido.
Abstract: Child sexual abuse is a problem that occurs very frequently in Brazil and needs to be combated, including in schools. Thus, the research aimed to analyze, through a case study, situations inherent to sexual abuse in childhood and establish relationships with the social function of the school, given this serious problem existing in society. The study was carried out by studying legislation and scientific texts that address the issue of child sexual abuse. In addition, two real cases of childhood sexual abuse were selected, published on the YouTube channel entitled “DON’T TELL YOUR FATHER: otherwise he will be sad with you, okay?” This is the case of Patrícia, 18 years old, who was a victim of sexual abuse as a child, and Leila, mother of a child who was a victim of the same type of abuse. The study showed that most abuses happen within the family and the aggressor is unlikely to be someone the victim does not know or trust. In fact, this breach of trust on the part of the child is one of the factors that contributes to the traumas that may arise as a result of the sexual abuse experienced. The school plays an important social role both in the reporting process and in welcoming those who are victims, as contact with a trusted adult at school can help the child feel safe in reporting the problem and this attitude is essential to that measures be taken to combat child sexual abuse.
Palavras-chave: Abuso sexual infantil
escola
educação sexual
violência
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7841
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

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