Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Eduardo Dos Santos Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T14:59:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T14:59:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7741 | - |
dc.description.abstract | ABSTRACT In Brazil, for a long time, educational practices aimed at indigenous people had the objective of civilizing, assimilating and integrating them into national society. With the Federal Consti-tution of 1988 (CF88) this conception changed, making possible the contribution of indige-nous populations to indigenous school education, transforming it into a specific, differentiated and intercultural education, in its own way. It is in this context that the present work is insert-ed, with the general objective of analyzing the challenges of the intercultural practices of in-digenous teachers in two indigenous schools located in Aldeia Lalima (Terra Indígena de Lalima), in Miranda, in the State of Mato Grosso do Sul. The methodology used for this work was a bibliographic review of authors who study the subject, also using Anthropology's own methods, including participant observation and autoethnography, that is, carrying out field work in dialogue with the experience of the author of this work, who is an indigenous teacher in the aforementioned village. The research points to the existence of some changes in teach-ing practices in indigenous school education in Lalima post-CF88, however, with difficulties, challenges, walking, therefore, at a slow pace. Among the challenges observed in the field, we note the ambiguity of the term intercultural in its relationship with internal coloniality. Thus, a way to advance in the process of conquering a more complex intercultural indigenous school education would be to assume a critical decolonial stance, as a guiding perspective for over-coming inequality, internal colonialism, towards the construction of an indigenous school edu-cation closer to what that we found in the legal molds. KEYWORDS: Terena; Intercultural practices; Indigenous School Education; Autonomy, Decoloniality. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola. Educação. Terena. | - |
dc.title | AS PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA ESCOLA INDÍGENA TERENA DE LALIMA: os desafios de uma educação escolar diferenciada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maria Raquel da Cruz Duran | - |
dc.description.resumo | RESUMO No Brasil, por muito tempo, as práticas educacionais destinadas a indígenas tinham como objetivo civilizá-los, assimilá-los e integrá-los a sociedade nacional. Com a Constituição Federal de 1988 (CF88) essa concepção mudou, sendo possível a contribuição das populações indígenas à educação escolar indígena, transformando-a em uma educação especifica, diferenciada e intercultural, ao modo próprio. É nesse contexto que o presente trabalho se insere, tendo como objetivo geral analisar os desafios das práticas interculturais dos professores indígenas em duas escolas indígenas localizadas na Aldeia Lalima (Terra Indígena de Lalima), em Miranda, no Estado de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada para este trabalho foi a revisão bibliográfica de autores que estudam a temática, utilizando além disso métodos próprios da Antropologia, entre os quais a observação participante e a autoetnografia, ou seja, a realização de trabalho de campo em diálogo com a experiência do próprio autor deste trabalho, que é professor indígena na referida aldeia. A pesquisa aponta a existência de algumas mudanças nas práticas de ensino na educação escolar em Lalima pós-CF88, contudo, com dificuldades, desafios, caminhando, portanto, a passos lentos. Entre os desafios observados em campo, fazemos notar a ambiguidade do termo intercultural em sua relação com a colonialidade interna. Assim, um modo de avançar no processo de conquista de uma educação escolar indígena intercultural mais complexo seria o de assumir uma postura critica decolonial, como perspectiva norteadora da superação da desigualdade, do colonialismo interno, ruma à construção de uma educação escolar indígena mais próxima daquilo que encontramos nos moldes legais. PALAVRAS-CHAVE: Terena; Práticas interculturais; Educação Escolar Indígena; Autonomia, Decolonialidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ESTE - Dissertação- Eduardo-FINAL.pdf | 8,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.