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dc.creatorELAINE GARCETE BARROS-
dc.creatorABILENE AZEVEDO DO CARMO OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2023-12-02T19:46:50Z-
dc.date.available2023-12-02T19:46:50Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7655-
dc.description.abstractCurrently, there is an increase in interest in educational approaches that value playfulness in teaching. Play involves activities and methodologies that are guided by pleasure, imagination, and creativity, allowing children to learn in a more engaging and meaningful way. This approach recognizes the importance of play and exploration in children's learning, as well as promoting the development of cognitive, social, emotional, and motor skills. The objective of this article is to report the importance of using games and games in the teaching-learning process of children in early childhood education, as well as to explain the concepts of games, toys and games and to distinguish the methodology of approaching these terms in the classroom, as a playful tool to help teachers. It is important to tailor toys and activities to meet the specific needs of each child. Collaboration between educators, therapists, and parents is essential to ensure that children with disabilities have access to toys that support their development in an effective and inclusive way. The present work has as research techniques, the bibliographic and also empirical that aims to address the importance of games and games in school life in early childhood education. These activities take up energy and time throughout childhood, since they are of paramount importance to be analyzed by adults, and even in the classroom by the teacher. We have evidenced in our pedagogical experiences that the ability to play and play is achieved from the dialogue and interaction between the child and the world. By integrating play and games in an intentional and didactic way in early childhood education, the teacher creates a stimulating learning environment where children can develop in a complete and meaningfulway. This contributes to a more inclusive, engaging, and effective education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança. Educação. Imaginação. Lúdico-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleUTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTAS CONTRIBUTIVAS NO PROCESSO ENSINAR&APRENDERpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA-
dc.description.resumoAtualmente ocorre um aumento no interesse em abordagens educacionais que valorizam a ludicidade no ensino. O lúdico envolve atividades e metodologias que são orientadas pelo prazer, imaginação e criatividade, permitindo que as crianças aprendam de maneira mais envolvente e significativa. Essa abordagem reconhece a importância do brincar e da exploração na aprendizagem infantil, além de promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras. O objetivo do presente artigo é relatar a importância de utilizar os jogos e brincadeiras do processo ensino-aprendizagem de crianças da Educação Infantil, bem como explanar os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras e distinguir sobre a metodologia de abordagem desses termos em sala de aula, como ferramenta lúdica no auxílio aos professores. É importante adaptar os brinquedos e as atividades para atender às necessidades específicas de cada criança. A colaboração entre educadores, terapeutas e pais é essencial para garantir que as crianças portadoras de deficiências tenham acesso a brinquedos que apoiem seu desenvolvimento de maneira eficaz e inclusiva. O presente trabalho tem como técnicas de pesquisa, a bibliográfica e também empírica que visa abordar a importância de jogos e brincadeiras na vida escolar na educação infantil. Essas atividades ocupam energia e tempo ao longo da infância, desde já, são de suma importância serem analisadas pelos adultos, e até mesmo em sala de aula pelo professor. Evidenciamos em nossas vivências pedagógicas que a capacidade do brincar e das brincadeiras é alcançada a partir do diálogo e da interação entre a criança e o mundo. Ao integrar brincadeiras e jogos de forma intencional e adaptada à didática na educação infantil, o professor cria um ambiente de aprendizado estimulante, onde as crianças podem se desenvolver de maneira completa e significativa. Isso contribui para uma educação mais inclusiva, engajadora e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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