Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRUNA MARCELA MELO DE MORAES-
dc.creatorVINICIUS CAVANHA DA COSTA FALCAO-
dc.date.accessioned2023-12-02T19:46:34Z-
dc.date.available2023-12-02T19:46:34Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7654-
dc.description.abstractIt is essential that educators and parents value play as a fundamental part of the educational process in childhood. Our goal is to highlight whether the child develops the notion of space, laterality, motor coordination, interaction with others and so many other skills that can be developed through play. Playful aspects in Early Childhood Education play a crucial role in children's cognitive, emotional, social, and physical development. The games stimulate motor coordination, learning in numbers, coordination for drawing, spatial notion, collectivity, among others. Playfulness encompasses toys, play, and play. These elements are part of the children's world, as they are activities carried out by children since the beginning of humanity. The research procedures involved a bibliographic research, where we sought to identify studies that dealt with Early Childhood Education and play in this stage of Education and empirical research, addressing experiences with activities and teaching internship. By observing and analyzing the learning progress of each child in Early Childhood Education, in experience in the teaching internship, it is perceived that the educator not only teaches the student with the subjects in the classroom, he explores everyone's knowledge during lesson planning. Being a teacher is one who observes the characteristics and difficulties of each one during the class. Being a teacher is one who observes the characteristics and difficulties of each one during the class. Playful methods and activities can be a powerful tool to engage students in the teaching process. By doing so, it is possible to create an engaging and meaningful learning environment.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado. Brincadeiras. Infância. Lúdico.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleOS ASPECTOS CONTRIBUTIVOS DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA-
dc.description.resumoÉ essencial que os educadores e pais valorizem o brincar como uma parte fundamental do processo educacional na infância. O nosso objetivo é destacar se a criança desenvolve a noção de espaço, da lateralidade, da coordenação motora, da interação com o outro e tantas outras habilidades que podem ser desenvolvidas por meio do brincar. Os aspectos lúdicos na Educação Infantil desempenham um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. As brincadeiras estimulam a coordenação motora, aprendizagem dos números, a coordenação para o desenho, noção espacial, coletividade, dentre outros. O lúdico abrange o brinquedo, a brincadeira e o jogo. Esses elementos fazem parte do mundo infantil, pois são atividades exercidas pelas crianças desde o início da humanidade. Os procedimentos da pesquisa envolveram a realização de uma pesquisa bibliográfica, onde buscamos identificar estudos que tratassem da Educação Infantil e do brincar nesta etapa da Educação e a pesquisa empírica, abordando experiências com atividades e estágio em docência. Ao observar e analisar o andamento da aprendizagem de cada criança na educação Infantil, em vivência no estágio docência, percebe-se que o educador não só ensina o aluno com as disciplinas na sala de aula, ele explora o conhecimento de todos durante o planejamento de aula. Ser professor é aquele que observa as características e as dificuldades de cada um durante a aula. Métodos e atividades lúdicas podem ser uma ferramenta poderosa para engajar os alunos no processo de ensino. Ao fazer isso, é possível criar um ambiente de aprendizado envolvente e significativo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8723.pdf825,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.