Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUANA VITÓRIA VILLALBA-
dc.date.accessioned2023-12-01T18:44:13Z-
dc.date.available2023-12-01T18:44:13Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7589-
dc.description.abstractEl presente trabajo evidencia los resultados de la investigación de Iniciación Científica Voluntaria (PIVIC), desarrollada en la Fundación Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã (CPPP), sobre la inserción de contenidos relacionados con las disciplinas relacionadas con la estructura curricular y el plan de estudios relacionados con la matriz de Historia y Cultura Afrobrasileña y Africana y Educación para las Relaciones Étnico-Raciales en los currículos de los cursos de Pedagogía en una IES del Estado de Mato Grosso do Sul, en las unidades donde caracteriza la oferta. En el recorrido investigativo realizado se adoptó la investigación cualitativa bibliográfica y documental. Para la recolección de datos, se realizó el análisis de seis PPC's del curso en cuestión. Los datos revelan que los contenidos relacionados con las relaciones étnico-raciales están incluidos en la formación inicial docente y, en cierto modo, cumplen con el requisito formal de la legislación. Sin embargo, es necesario proporcionar educación continua a los profesionales de la educación con el fin de minimizar la reproducción de ideologías colonizadoras en la práctica docente.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professores-
dc.subjectRelações étnico-raciais-
dc.subjectCurso de Pedagogia-
dc.subjectHistória e Cultura afro-brasileira.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleFormação de professores e educação étnico-racial: considerações sobre o curso de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1NATALIA CRISTINA DE OLIVEIRA-
dc.description.resumoO presente trabalho evidencia os resultados da pesquisa de Iniciação Cientifica Voluntaria (PIVIC), desenvolvida na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã (CPPP), sobre a inserção dos conteúdos referentes às disciplinas relacionadas a estrutura curricular e ementário referente à matriz História e Cultura Afro-Brasileira e africana e à Educação para Relações Étnico-raciais nos currículos dos cursos de Pedagogia em uma IES do Estado de Mato Grosso do Sul, nas unidades onde caracteriza a oferta. No percurso investigativo realizado, foi adotada a pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foi feita a análise de seis PPC’s do curso em questão. Os dados revelam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais estão inseridos na formação inicial docente, e de certa maneira, cumpre a exigência formal na legislação. Entretanto, se faz necessário a formação continuada aos profissionais da educação, a fim de minimizar a reprodução de ideologias colonizadoras na prática docente.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8595.pdf174,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.