Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LUANA VITÓRIA VILLALBA | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T18:44:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T18:44:13Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7589 | - |
dc.description.abstract | El presente trabajo evidencia los resultados de la investigación de Iniciación Científica Voluntaria (PIVIC), desarrollada en la Fundación Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã (CPPP), sobre la inserción de contenidos relacionados con las disciplinas relacionadas con la estructura curricular y el plan de estudios relacionados con la matriz de Historia y Cultura Afrobrasileña y Africana y Educación para las Relaciones Étnico-Raciales en los currículos de los cursos de Pedagogía en una IES del Estado de Mato Grosso do Sul, en las unidades donde caracteriza la oferta. En el recorrido investigativo realizado se adoptó la investigación cualitativa bibliográfica y documental. Para la recolección de datos, se realizó el análisis de seis PPC's del curso en cuestión. Los datos revelan que los contenidos relacionados con las relaciones étnico-raciales están incluidos en la formación inicial docente y, en cierto modo, cumplen con el requisito formal de la legislación. Sin embargo, es necesario proporcionar educación continua a los profesionales de la educación con el fin de minimizar la reproducción de ideologías colonizadoras en la práctica docente. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | - |
dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
dc.subject | Curso de Pedagogia | - |
dc.subject | História e Cultura afro-brasileira. | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | Formação de professores e educação étnico-racial: considerações sobre o curso de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | NATALIA CRISTINA DE OLIVEIRA | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho evidencia os resultados da pesquisa de Iniciação Cientifica Voluntaria (PIVIC), desenvolvida na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã (CPPP), sobre a inserção dos conteúdos referentes às disciplinas relacionadas a estrutura curricular e ementário referente à matriz História e Cultura Afro-Brasileira e africana e à Educação para Relações Étnico-raciais nos currículos dos cursos de Pedagogia em uma IES do Estado de Mato Grosso do Sul, nas unidades onde caracteriza a oferta. No percurso investigativo realizado, foi adotada a pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foi feita a análise de seis PPC’s do curso em questão. Os dados revelam que os conteúdos referentes às relações étnico-raciais estão inseridos na formação inicial docente, e de certa maneira, cumpre a exigência formal na legislação. Entretanto, se faz necessário a formação continuada aos profissionais da educação, a fim de minimizar a reprodução de ideologias colonizadoras na prática docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
8595.pdf | 174,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.