Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGABRIELA DE SOUZA DANTAS-
dc.date.accessioned2023-12-01T16:15:56Z-
dc.date.available2023-12-01T16:15:56Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7583-
dc.description.abstractAbstract This essay has the goal to investigate the importance of playful and inclusive practices in the Brinquedoteca (Toys Library) of the Faculty of Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS) and how to empower them. For such, with a theoretical base composed of authors as Kishimoto; Brougére; Vygotsky; Carmo; Mendes; Mantoan; Anjos; Silva e Melo from the field of playfulness, inclusive education and inclusion in school. In order to understand the role of playful practices and inclusive in the Brinquedoteca we utilized theoretical studies and a brief field research with the Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) with a query as collect instrument with objective and dissertative questions directed at the monitors of the Brinquedoteca which acted with an inclusive perspective in 2023. The results indicate the need for more planning, orientation and professional presence in order to oversee the actions during the period, as well as the contribution of the dedication to inclusive practices to the improvement towards their formation. The playful practices are applied, and all the kids are included in the activities, but there is room for improvement, specially because the Brinquedoteca, in it’s current format, is recent and a pioneer in the University. Keywords: Playful practices. Inclusive practices. Brinquedoteca/UFMS.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas lúdicas-
dc.subjectPráticas inclusivas-
dc.subjectBrinquedoteca/UFMS.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA LUDICIDADE E PRÁTICAS INCLUSIVAS NA BRINQUEDOTECA DA FAED/UFMS: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DANIELA CRISTINA BARROS DE SOUZA MARCATO-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo investigar a importância das práticas lúdicas e inclusivas na Brinquedoteca da FAED/UFMS e como potencializá-las. Para tanto, nos fundamentamos nos autores como Kishimoto; Brougére; Vygotsky; Carmo; Mendes; Mantoan; Anjos, Silva e Melo que versam sobre os conceitos de ludicidade, educação inclusiva e inclusão escolar. Para compreender o papel das práticas lúdicas e inclusivas da Brinquedoteca realizamos os estudos teóricos e uma breve pesquisa de campo que utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) cujo instrumento de coleta consistiu em questionário com questões objetivas e discursivas para os monitores da Brinquedoteca que atuaram em 2023 em uma perspectiva inclusiva. Os resultados apontaram a necessidade de maior planejamento, orientação e a presença de profissionais que supervisionassem as ações durante todo o período, bem como a importância dos estudantes em formação se dedicarem com maior intencionalidade às práticas inclusivas. As práticas lúdicas ocorrem e as crianças estão sendo incluídas nas propostas, mas há pontos de melhoria decorrentes também de a Brinquedoteca, no formato apresentado, ser recente e pioneira na Universidade. Palavras-chave: Práticas lúdicas. Práticas inclusivas. Brinquedoteca/UFMS.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8489.pdf312,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.