Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARLA CRISTINA LOPES MACHADO-
dc.date.accessioned2023-12-01T13:57:07Z-
dc.date.available2023-12-01T13:57:07Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7570-
dc.description.abstractIn view of the objective of discussing about learning and insertion in the teaching career through paid professional internships in the environment of Early Childhood Education, focusing on the school inclusion of children in this stage, we conducted a theoretical discussion addressing the complexity of contributing to an inclusive education for a teacher who is learning/ starting a career, especially for those who experience this process of insertion through paid professional internships. This work is theoretical, based on a case study as a result of a personal experience, where we propose to study the perspective of an inclusive early childhood education for all children and observe how educators are involved in this process, problems to be discussed: The paid internships as a learning opportunity for teaching and entering the teaching career; learning the profession and assigning responsibilities: trainees who already experience the characteristics of the beginning of their career; Early Childhood Education as a gateway for many trainees in school; Trainees to support the process of school inclusion in early childhood education, through the role of teacher support or even suppressing the need for the presence of a specialist teacher. As considerations, we identified the need for the internship to be understood in an interesting training proposal for career insertion, but that should not be done only in order to meet the professional demand of educators in early childhood education. It should aim at the learning of teaching at this stage and the inclusion actions should be thought and planned in partnership with the teacher regent/ class holder, in dialogue with expert teachers of Special Education on the needs that the group of children presents.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem da docência-
dc.subjectEstágios-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectInclusão escolar.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA POR MEIO DE ESTÁGIOS REMUNERADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1DANIELA CRISTINA BARROS DE SOUZA MARCATO-
dc.description.resumoDiante do objetivo de discutir sobre a aprendizagem e inserção na carreira docente por meio dos estágios profissionais remunerados no ambiente da Educação Infantil, com enfoque na inclusão escolar de crianças nessa etapa, realizamos uma discussão teórica abordando a complexidade em contribuir com uma educação inclusiva para um professor que está aprendendo/iniciando a carreira, em especial para aqueles que vivenciam esse processo de inserção por meio de estágios profissionais remunerados. Este trabalho tem cunho teórico, se baseando em um estudo de caso em decorrência de uma experiência pessoal, onde nos propomos a estudar a perspectiva de uma Educação Infantil inclusiva para todas as crianças e observar de que modo os educadores são envolvidos nesse processo, levando às seguintes problemáticas a serem discutidas: Os estágios remunerados como oportunidade de aprendizagem da docência e ingresso na carreira docente; Aprendizagem da profissão e atribuição de responsabilidades: estagiários que já vivenciam as características do início da carreira; A Educação Infantil como porta de entrada de muitos estagiários na escola; Estagiários para dar suporte ao processo de inclusão escolar na Educação Infantil, por meio da função de professor de apoio ou mesmo suprimindo a necessidade da presença de um professor especialista. Como considerações, identificamos a necessidade de o estágio ser compreendido em uma proposta formativa interessante para a inserção na carreira, mas que não deve ser feito apenas com a finalidade de suprir a demanda profissional de educadores na Educação Infantil. Ele deve visar a aprendizagem da docência nessa etapa e as ações de inclusão devem ser pensadas e planejadas em parceria com o professor regente/titular da turma, em diálogo com professores especialistas da Educação Especial diante das necessidades que o grupo de crianças apresenta.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
922.pdf200,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.