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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Não é possível que isso esteja acontecendo comigo: Fisiculturismo, Masculinidades e a Pandemia da Covid-19.
Autor(es): SILAS MIQUÉIAS DA SILVA
Primeiro orientador: TIAGO DUQUE
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investiga o currículo e a pedagogia cultural em vídeos no YouTube de homens fisiculturistas que experimentaram a Covid-19 no Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa e perspectiva pós-crítica, utiliza a etnografia online para obter os dados no recorte do videocast analisado. Os resultados apontam que o contexto produtivo do fisiculturismo marca a performance de masculinidade desses homens durante o período pandêmico, escrevendo e significando esses corpos de maneira combativa. O currículo cultural transmitido também ensina práticas de enfrentamento e superação da doença, enfatizando a centralidade do corpo masculino. Além disso, as medidas restritivas são assumidas não como práticas de cuidado, mas como medidas para a produção dessas masculinidades e amplificação do risco enfrentado. A cumplicidade e hombridade entre os homens também são valorizadas, assumindo papel significativo na superação e enfrentamento da doença. Valores como controle e comedimento de emoções também são ensinados. O SUS e a vacina ressoam neste currículo, assumindo significados de valorização distintos do que é ensinado no vídeo. As interações entre quem produz o conteúdo e quem comenta produzem esse currículo cultural analisado e assumem também pedagogias distintas, ao mesmo tempo reforçam relações de poder que são produtos e produtoras do artefato cultural analisado.
Abstract: This paper investigates the curricular and cultural pedagogy in YouTube videos of Brazilian bodybuilders who experienced COVID-19. The research, using a qualitative approach and a post-critical perspective, uses online ethnography to analyze a videocast. The results indicate that the bodybuilding context marks the performance of masculinity of these men during the pandemic, writing and signifying these bodies in a combative way. The cultural curriculum also teaches coping and overcoming practices of the disease, emphasizing the centrality. In addition, restrictive measures are not assumed as care practices, but as measures for the production of these masculinities and amplification of the risk faced. The complicity and bravery between men are also valued, assuming a significant role in overcoming and coping with the disease. Values such as control and emotional restraint are also taught. SUS and the vaccine also resonate in this curriculum, assuming different meanings of valuation than what is taught in the video. The interactions between the content producer and the commentator produce the analyzed cultural curriculum and also assume different pedagogies, at the same time reinforcing and teaching the consolidated effects in the analyzed cultural artifact.
Palavras-chave: Currículo
Pedagogia Cultural
Fisiculturismo
Masculinidades
Covid-19.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7569
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Bacharelado (FACH)

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