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dc.creatorNAIADY ORTEGA GONÇALVES-
dc.date.accessioned2023-11-30T19:31:31Z-
dc.date.available2023-11-30T19:31:31Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7467-
dc.description.abstractIntroduction: Adolescence is a period marked by important biological, psychological and social changes. At this stage, emotions and affections are intensified, which can result in mental illness and quality of life. Practicing physical activity is an important factor in protecting mental health and improving quality of life. Objective: to analyze the relationship between the practice of physical activity and self-injury behavior, levels of stress, anxiety and depression, and sociodemographic variables of health and lifestyle habits. Methodology: Analytical cross-sectional study, with a quantitative approach carried out with adolescents and young people regularly enrolled on a campus of a Federal Educational Institution (IFE) in the state of Mato Grosso do Sul. Data were collected through a questionnaire, typed into Excel, categorized and transported to a Jamovi statistical analysis program and simple descriptive analysis, mean and median, in addition to standard deviation and relationship analysis using the chi-square test. Results and Discussion: The sample consisted of 148 adolescents and young people between 14 and 24 years old, the majority of whom were female. The study indicated that the majority of participants do not perform physical activity and have already had some type of self-injury. Furthermore, the results demonstrated a significant relationship with gender, number of daily meals and leisure activities. Conclusion: In this way, it was possible to reflect on the benefits of physical activity and its importance for mental health and maintaining the quality of life of young adolescents, making it necessary to adopt actions and strategies aimed at psychoeducation in the school environment such as suicide prevention campaigns, seek help from mental health professionals, in addition to offering sports as a way of encouraging and providing a better quality of life.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAdolescentes-
dc.subjectComportamento autolesivo-
dc.subjectAtividade Física-
dc.subjectHábitos de Vida-
dc.subjectEnfermagem.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O COMPORTAMENTO DE AUTOLESÃO: ESTUDO TRANSVERSALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1BIANCA CRISTINA CICCONE GIACON ARRUDA-
dc.description.resumoIntrodução: A adolescência é um período marcado por importantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Nessa fase as emoções e os afetos são intensificados, podendo implicar no adoecimento mental e na qualidade de vida. A prática de atividade física vem como um importante fator de proteção à saúde mental e melhora da qualidade de vida. Objetivo: analisar a relação entre a prática de atividade física com o comportamento de autolesão, níveis de estresse, ansiedade e depressão, e variáveis sociodemográficas de saúde e hábitos de vida. Metodologia: Estudo transversal analítico, de abordagem quantitativa realizados com adolescentes e jovens regularmente matriculados em um campus de uma Instituição Federal de Ensino (IFE) do estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário, digitados em Excel, categorizados e transportados para um programa de análise estatísitca Jamovi e realizado análise descritiva simples, média e mediana, além do desvio padrão e análise de relação por meio do teste qui-quadrado. Resultados e Discussão: A amostra foi composta por 148 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, sendo maior parte do sexo feminino. O estudo indicou que a maioria dos participantes não realizam atividade física e já tiveram algum tipo de autolesão. Além disso, os resultados demonstraram relação significativa com o sexo, número de refeições diárias e prática de lazer. Conclusão: Dessa forma, foi possível refletir sobre os benefícios da atividade física e sua importância para à saúde mental e manutenção da qualidade de vida dos jovens adolescentes, sendo necessário adotar ações e estratégias voltadas a psicoeducação no ambiente escolar como campanhas de prevenção ao suicídio, buscar ajuda de profissionais em saúde mental, além de oferecer práticas esportivas como forma de incentivar e proporcionar uma melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

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