Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVANIA APARECIDA DE OLIVEIRA-
dc.creatorPÂMELLA CRISTINA DA SILVA MONTIEL-
dc.date.accessioned2023-11-29T23:44:17Z-
dc.date.available2023-11-29T23:44:17Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7342-
dc.description.abstractThe history of youth and adult education in Brazil was a process marked by discrimination and prejudice, the neglect of Brazilian policies towards education since the beginning of history was reflected in the high levels of illiteracy levels, which began to harm development economy in the country. This research aims to present a historical retrospective, presenting the journey of the patron of Brazilian education, Paulo Reglus Neves Freire, in an attempt to change the situation of underdevelopment in Brazil. Deepen knowledge in the literacy methodology for young people and adults proposed by Paulo Freire where he, with his ideals and humanist vision of the world, developed methods based on didactics and the student's experience. And also understand why his methodology was considered revolutionary, since it was based on human values and because of his achievements, currently in the country the rate of literate people is approximately 95%. Using the methodology of bibliographical research, descriptive in terms of objectives and with a qualitative approach, it was concluded that the way in which Paulo Freire taught literacy allowed everyone to learn to have a broad and critical view of the world and the environment in which they lived. , his techniques significantly accelerated the literacy process for young people and adults.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização-
dc.subjectAnalfabetismo-
dc.subjectDesenvolvimento econômico-
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleO processo histórico e emancipatório da Educação de Jovens e Adultos no Brasil- Do legado de Paulo Freire aos dias atuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JANETE ROSA DA FONSECA-
dc.description.resumoA história da educação de jovens e adultos no Brasil, foi um processo marcado pela discriminação e preconceito, o descaso das políticas brasileiras para com a educação desde o início da história era refletido nos altos índices de níveis de analfabetismo, que passaram a prejudicar o desenvolvimento econômico no país. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma retrospectiva histórica, apresentando a caminhada do patrono da educação brasileira, Paulo Reglus Neves Freire, na tentativa de mudar o quadro de subdesenvolvimento no Brasil. Aprofundar os conhecimentos na metodologia de alfabetização de jovens ae adultos proposta po Paulo Freire onde este, com seus ideais e visão humanista do mundo, desenvolveu métodos baseados na didática e na vivência do educando. E ainda compreender o porque de sua metodologia ter sido considerada revolucionária, uma vez que era baseada nos valores humanos e por conta de seus feitos, atualmente no país a taxa de pessoas alfabetizadas é de aproximadamente 95%. Utilizando-se da metodologia da pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva quanto aos objetivos e com abordagem qualitativa, concluiu-se que a maneira com que Paulo Freire alfabetizava proporcionava que todos aprendessem a ter uma visão ampla e crítica do mundo e do meio em que viviam, suas técnicas aceleraram significativamente o processo de alfabetização de jovens e adultos.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1234.pdf331,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.