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dc.creatorALLAN DA COSTA MOREIRA-
dc.date.accessioned2023-11-29T19:43:12Z-
dc.date.available2023-11-29T19:43:12Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7302-
dc.description.abstractThis article has the purpose of highlighting the impacts of children and adolescents staying within family environments during the COVID-19 pandemic, specifically focusing on the consequences of the absence from school institutions in preventing violence and ensuring their basic rights. Inspired by experiences from an internship at the Specialized Police Station for Child and Adolescent Protection, it raises questions about the active role of school institutions in reporting cases of violence, especially considering that remote learning placed these youths in continuous contact with their family units, often responsible for the violence they face. To illustrate this reality, data on crimes committed against this age group in the city of Campo Grande, MS, in the years 2019 and 2020 were collected, providing an overview of how the reporting of child and adolescent violence was before and during the first year of the COVID-19 pandemic. The methodology combines quantitative research in data collection and qualitative analysis supported by a Foucauldian theoretical framework, observing the social and historical determinants that underlie the issue of violence against children and adolescents and its connections with the educational and family scenarios.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectImpactos da pandemia-
dc.subjectViolência infanto-juvenil-
dc.subjectViolência intrafamiliar-
dc.subjectViolência sexual infantil.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.title“SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME”: VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR, QUEM PROTEGEU AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PANDEMIA?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MYRNA WOLFF BRACHMANN DOS SANTOS-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito destacar os impactos da permanência de crianças e adolescentes nos ambientes familiares durante o contexto pandêmico, enfocando especificamente as consequências do afastamento da instituição escolar na prevenção de violências e garantia de seus direitos básicos. Inspirado por experiências de um estágio na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), surge a indagação sobre o papel ativo da instituição escolar na denúncia de casos de violência, especialmente considerando que o ensino remoto colocou esses jovens em contato ininterrupto com seus núcleos familiares, muitas vezes responsáveis pelas violências enfrentadas. Para expor a realidade apontada, foram coletados dados das ocorrências de crimes cometidos contra esse grupo etário na cidade de Campo Grande, MS, nos anos de 2019 e 2020, possibilitando uma visão panorâmica de como se dava a realidade de denunciação de violências infanto-juvenis antes e durante o primeiro ano da pandemia de COVID19. A metodologia combina uma etapa de pesquisa quantitativa no levantamento de dados e qualitativa na análise dos mesmos, apoiada por um referencial teórico foucaultiano, observando as determinações sociais e históricas que dão gênese a problemática das violências contra crianças e adolescentes e suas articulações com o cenário educacional e familiar.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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