Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJANAINA APARECIDA DE SOUZA ECHEVERRIA-
dc.creatorLUCIMAR CONSTANTINO SILVA-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:14:47Z-
dc.date.available2023-11-29T14:14:47Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7247-
dc.description.abstractThis article is based on studies and reflections from the GEPCI (Child and Childhood Study and Research Group) at UFMS/CPAQ and presents an excerpt from the research project Child/s and Childhood in the Approach to the Sociology of Childhood, coordinated by Professor Janaina Maia from UFMS/CPAQ. This project aims to explore the theoretical field of Childhood Sociology in a broad and diverse way through directed studies, bibliographical survey and dialogues, enabling new conceptions in relation to the new studies provided by Childhood Sociology. The extension actions of this project are developed through understanding, reflection, understanding and interpretation with academics from the Pedagogy Course, as well as the participation of children from the Public Network in the municipality of Aquidauana/MS. During the activities, children are protagonists, investigating, creating and interacting, developing physical, motor, cognitive, social and emotional aspects, in addition to encouraging exploration, discovery and experimentation. Thus, it is possible to affirm that the project contributes to promoting a more meaningful and comprehensive education for children, through understanding and valuing their childhood, in addition to encouraging dialogue and debate about the Sociology of Childhood among education professionals. Keywords: Child. Infancy. Child education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleAÇÕES E PROTAGONISMO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA: a Sociologia da Infância por meio de um Projeto de Extensãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO-
dc.description.resumoEste artigo, parte de estudos e reflexões oriundas do GEPCI (Grupo de Estudos e Pesquisas Criança e Infância) da UFMS/CPAQ e, apresenta um recorte do Projeto de pesquisa Criança/s e Infância/s na Abordagem da Sociologia da Infância, coordenado pela Professora Janaina Maia da UFMS/CPAQ. Esse projeto tem como objetivo explorar de forma ampla e diversificada o campo teórico da Sociologia da Infância por meio de estudos dirigidos, levantamento bibliográfico e diálogos, possibilitando novas concepções em relação aos novos estudos proporcionados pela Sociologia da Infância. As ações extensionistas desse projeto são desenvolvidas por meio da compreensão, reflexão, entendimento e interpretação junto aos acadêmicos do Curso de Pedagogia, bem como a participação das crianças da Rede Pública do município de Aquidauana/MS. Durante as atividades, as crianças são protagonistas, investigam, criam e interagem, desenvolvendo aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e emocionais, além de fomentar a exploração, descobertas e experimentação. Assim, é possível afirmar que o projeto contribui para promover uma educação mais significativa e integral para as crianças, por meio da compreensão e valorização da sua infância, além de incentivar o diálogo e o debate sobre a Sociologia da Infância entre os profissionais da educação. Palavras-chave: Criança. Infância. Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
5142.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.