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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico como estratégia de cuidado: Percepção da família de crianças hospitalizadas
Autor(es): LAURA CRISTINA CORDEIRO DE SOUZA
VALÉRIA DE OLIVEIRA MEDEIROS
KARINA SIJANAS RIBEIRO ALBUQUERQUE
Primeiro orientador: MARISA RUFINO FERREIRA LUIZARI
Resumo: Introdução: A internação hospitalar de uma criança é um momento difícil para as famílias, sendo compreendida como um evento estressor e um momento de crise no desenvolvimento da criança. Nessa lógica, o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que, quando a criança necessitar de hospitalização, os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um responsável, sendo em geral, um membro da família, além disso, ainda determina o brincar e o divertir-se, como direitos que devem ser respeitados para a criança. Desse modo, ao mesmo tempo, as famílias possuem forças, virtudes, emoções positivas, entre outros fatores, que se mostram como recursos para o enfrentamento da situação. Nesse sentido, o ato de brincar desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O brincar é considerado a fase mais crucial da infância, pois permite a criação de situações imaginárias e promove o desenvolvimento da capacidade de representação e do uso de símbolos. Objetivo: Avaliar o uso do lúdico como estratégia de cuidado sob a ótica da família em um hospital público de Mato Grosso do Sul. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido em um Hospital público de Mato Grosso do Sul nos setores de Enfermaria Pediátrica e Pronto Atendimento Médico Pediátrico. A amostra selecionada foi constituída por 10 entrevistas de mães, pais, avós e tias, além disso, os dados foram examinados utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Após a análise de dados, duas categorias emergiram, acompanhadas de trechos das entrevistas. Entre as categorias encontram-se: O lúdico como facilitador no processo de hospitalização e Dificuldades para compreender o lúdico como tratamento. Conclusão: O uso do lúdico é uma abordagem valiosa e que merece mais atenção no ambiente hospitalar. A análise da percepção das famílias nesta pesquisa revelou que o lúdico ameniza o estresse e ansiedade de suas crianças e famílias, transformando o setor em que estão localizados mais alegre e feliz.
Abstract: Introduction: Hospitalization of a child is a challenging time for families, understood as a stressful event and a crisis moment in the child's development. In this context, the Statute of the Child and Adolescent ensures that, when a child requires hospitalization, healthcare facilities should provide conditions for the full-time presence of a caregiver, generally a family member. Furthermore, it mandates the right to play and have fun as rights that must be respected for the child. Thus, simultaneously, families possess strengths, virtues, positive emotions, among other factors, which serve as resources for coping with the situation. In this sense, the act of playing plays a fundamental role in the neuropsychomotor development process of children. Play is considered the most crucial phase of childhood, allowing the creation of imaginary situations and promoting the development of the capacity for representation and the use of symbols. Objective: To assess the use of play as a care strategy from the family's perspective in a public hospital in Mato Grosso do Sul. Methodology: A descriptive, exploratory study with a qualitative approach, conducted in a public hospital in Mato Grosso do Sul in the Pediatric Ward and Pediatric Emergency Care sectors. The selected sample consisted of 10 interviews with mothers, fathers, grandparents, and aunts. Additionally, the data were examined using Bardin's content analysis technique. Results: After data analysis, two categories emerged, accompanied by excerpts from the interviews. Among the categories are: Play as a facilitator in the hospitalization process and Difficulties in understanding play as treatment. Conclusion: The use of play is a valuable approach that deserves more attention in the hospital environment. The analysis of families' perceptions in this research revealed that play alleviates the stress and anxiety of their children and families, making the sector where they are located more joyful and happy.
Palavras-chave: Práticas lúdicas
criança hospitalizada
família
humanização
enfermagem
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7244
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (INISA)

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