Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7224
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios enfrentados pelas mulheres no ensino de matemática
Autor(es): ROBERTA DE ARAUJO LIRA
Primeiro orientador: VALDECI LUIZ FONTOURA DOS SANTOS
Resumo: Este artigo reflete os desafios enfrentados pelas mulheres no ensino de matemática, tendo como objetivo descrever os diversos percalços oriundos desta relação que perpassam as questões de gênero presente na sociedade e nas instituições de ensino. Nesta direção, foi realizado um levantamento bibliográfico que permitiu observar as perspectivas de gênero presente na sociedade capitalista que atua diretamente na descrição do papel feminino, e que, somente com o processo histórico da sociedade nos âmbitos sociais, culturais e consequentemente na educação feminina é que torna possível o aparecimento da mulher professora de matemática. Além disso, uma análise dos desafios vivenciados por um grupo de professoras formadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Câmpus de Três Lagoas foi realizada por meio de dados coletados através de um questionário. Como resultado da análise, é possível observar que, mesmo diante dos avanços das mulheres em termos de conhecimento, ainda assim, é possível destacar o preconceito, a naturalização de estereótipos que contribui na hegemonia masculina em relação às mulheres que optam pela docência em matemática. Com isso, pode-se concluir que, é necessário discutir de maneira contínua a importância da igualdade de gênero, visando criar um ambiente inclusivo e valorizar mulheres que atuam como professoras de matemática.
Abstract: This article reflects the challenges faced by women in teaching mathematics, aiming to describe the various obstacles arising from this relationship that permeate gender issues present in society and in educational institutions. In this sense, a bibliographical survey was carried out that allowed us to observe the gender perspectives present in capitalist society that acts directly in the description of the female role, and that, only with the historical process of society in the social, cultural spheres and consequently in female education can makes the emergence of women mathematics teachers possible. Furthermore, an analysis of the challenges experienced by a group of teachers trained at the Federal University of Mato Grosso do Sul at the Três Lagoas Campus was carried out using data collected through a questionnaire. As a result of the analysis, it is possible to observe that, even in the face of women's advances in terms of knowledge, it is still possible to highlight prejudice, the naturalization of stereotypes that contribute to male hegemony in relation to women who choose to teach mathematics. With this, it can be concluded that it is necessary to continually discuss the importance of gender equality, aiming to create an inclusive environment and value women who work as mathematics teachers..
Palavras-chave: Mulheres que ensinam matemática. Gênero. Formação de Professores. Sociedade.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7224
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Matemática - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6167.pdf582,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.