Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRYAN PAES DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2023-11-28T18:55:04Z-
dc.date.available2023-11-28T18:55:04Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7213-
dc.description.abstractThe current undergraduate research project aims to delve into the representational and symbolic aspects of meat within artistic objects, investigating the poetic, conceptual, and sensory dimensions present in its phenomenological configuration. Meat is examined as a phenomenon that elicits experiences, stirring up multiple sensations, narratives, and interpretations when brought to life within artistic production. By scrutinizing its visual and representational characteristics, we unveil the complexity and richness of this theme in artistic creation. This occurs whether through distortion, where the emphasis shifts from naturalistic representation to the expressive gestures of sensations, or through the embodied effect achieved via the intricate interplay of colors and hues. This interplay has the potential to evoke vividness and/or motion within artistic imagery. From an educational perspective, we have woven reflections that underscore ecstasy within educational processes, drawing an analogy to carpaccio. Lastly, through the analysis of a textbook, we have identified the representation and symbolism of meat as a pedagogical resource that carries meaning when applied to the development of specific content within contemporary art-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência Estética-
dc.subjectExtasia-
dc.subjectArtes Visuais-
dc.subjectPoética.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titleRepresentação e simbolismo da carne: uma abordagem fenomenológica para o ensino de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO CESAR ANTONINI DE SOUZA-
dc.description.resumoA presente pesquisa de conclusão de curso tem como objetivo explorar aspectos representacionais e simbólicos da carne no objeto artístico, investigando dimensões poéticas, conceituais e sensíveis em sua configuração fenomênica. A carne é investigada como um fenômeno que evoca experiências, suscitando múltiplas sensações, narrativas e interpretações quando materializada na produção artística. Ao examinar características visuais e representacionais, é revelada a complexidade e a riqueza do tema na criação artística, seja através da deformação, na qual, em detrimento da representação naturalista, valoriza-se através da gestualidade os desígnios das sensações, bem como do efeito encarnado, através da complexa combinação de cores e matizes, a possibilidade de causar efeito de vivacidade e/ou movimento através da imagem artística. Na perspectiva educacional, através da analogia do carpaccio, foram tecidas reflexões que valorizem a extasia na experiência dos processos educacionais. Por fim, através da análise de um livro didático, identificamos na representação e simbolismo da carne um recurso pedagógico dotado de sentido quando aplicado no desenvolvimento de determinados conteúdos compreendidos na arte contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2261.pdf30,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.