Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7206
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROJETO JORNAL DE CHECAGEM NA ESCOLA
Autor(es): TAINÁ MARA FERRAZ
Primeiro orientador: NELSON DIAS
Resumo: Este artigo é um plano piloto de um projeto de jornalismo que pretende se executar futuramente numa turma de ensino fundamental I, sendo de um jornal de checagem protagonizado pelos estudantes, visando fomentar a compreensão da escrita como uma atividade socialmente relevante. A ideia é organizar o projeto em etapas que permitam aos alunos aprofundar-se nos materiais apresentados e nas estruturas textuais que produzirão.Objetivamos neste artigo construir um jornal escolar. A proposta se baseia em um caráter participativo, com os alunos desempenhando papel central na pesquisa, discussão e verificação de notícias, culminando na criação de materiais de checagem. Para que o projeto alcance relevância tanto na produção textual quanto na formação cidadã dos estudantes, é essencial que ele esteja enraizado na cultura da escola e seja incorporado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, garantindo sua continuidade e comprometimento ao longo de pelo menos um ano letivo. Um aspecto crucial é o envolvimento ativo da comunidade escolar, uma vez que qualquer empreendimento significativo no ambiente educacional demanda esforços coletivos. Além disso, a relevância para os estudantes é garantida ao lhes conferir participação direta na produção e organização do jornal. O uso do site como meio de divulgação das matérias escritas pelos alunos representa uma vantagem, pois acompanha a tendência tecnológica e possibilita maior alcance e visibilidade dentro e fora da comunidade escolar. Conclui se o projeto de jornalismo participativo busca engajar os estudantes na produção de um jornal de checagem, com ênfase na interdisciplinaridade, no uso de recursos tecnológicos e na participação ativa da comunidade escolar, visando promover um aprendizado crítico, reflexivo e comprometido com a formação cidadã dos estudantes.
Abstract: This article outlines a pilot plan for a journalism project intended to be implemented in the future in an elementary school class, focusing on a fact-checking newspaper led by students. The goal is to promote an understanding of writing as a socially relevant activity. The idea is to organize the project into stages that allow students to delve into the presented materials and the textual structures they will produce. Our objective in this article is to construct a school newspaper. The proposal is participatory in nature, with students playing a central role in researching, discussing, and fact-checking news, culminating in the creation of fact-checking materials. To ensure the project's relevance in both textual production and the students' civic education, it is essential for it to be rooted in the school's culture and incorporated into the institution's Pedagogical Political Project (PPP), ensuring its continuity and commitment throughout at least one academic year. A crucial aspect is the active involvement of the school community since any significant endeavor in the educational environment requires collective efforts. Furthermore, the relevance for students is guaranteed by giving them direct participation in the production and organization of the newspaper. The use of a website as a means of disseminating the articles written by students represents an advantage, as it follows technological trends and allows for greater reach and visibility within and outside the school community. In conclusion, the participatory journalism project aims to engage students in the production of a fact-checking newspaper, emphasizing interdisciplinary approaches, the use of technological resources, and active participation from the school community, aiming to promote critical, reflective learning, and a commitment to the civic education of students.
Palavras-chave: Checagem de notícias
Alfabetização
Jornal escolar
Plataforma de compartilhamento.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7206
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6469.pdf185,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.