Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7161
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÁTICAS DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PESQUISAS ACADÊMICAS: UM BREVE PANORAMA
Autor(es): AGNYS APARECIDA MUNHÓZ DE OLIVEIRA
NAIARA APARECIDA FIRMINO RODRIGUES
Primeiro orientador: ANDRÉA DUARTE DE OLIVEIRA
Resumo: O artigo aqui apresentado se relaciona com uma pesquisa de revisão bibliográfica que se orienta pelo tema de Artes na Educação Infantil. Com o objetivo principal de apresentar como registros de linguagens artísticas na Educação Infantil são expostos em trabalhos acadêmicos, a pesquisa recorreu ao sítio eletrônico Portal Periódicos Capes como banco de artigos acadêmicos para situar artigos que se relacionavam com o tema já mencionado. Para os trabalhos iniciais foram selecionados 28 artigos que datam dos anos 2009 até 2023. Para tratamento de dados, inicialmente, as leituras teóricas buscaram o norte de legislações que normatizam a Educação Infantil: seus objetivos, bem como finalidades e estrutura. Também foram buscados embasamento teórico nos próprios textos localizados. Para foco de análise, foram selecionados artigos que além do trabalho com Artes na Educação Infantil, buscavam se apropriar da construção do trabalho docente nessa área. Os apontamentos finais da pesquisa direcionam para a importância da prática de pesquisa no nível da Educação Infantil como método de trabalho relacionado com a linguagem artística, como também a necessidade de estudos que apontem opções de projetos e práticas artísticas na Educação Infantil para a profissionalização e didática do docente.
Abstract: The article presented here is related to a literature review research that is guided by the theme of Arts in Early Childhood Education. With the main objective of presenting how records of artistic languages in Early Childhood Education are exposed in academic works, the research used the Portal Periódicos Capes website as a bank of academic articles to locate articles that were related to the theme already mentioned. For the initial work, 28 articles were selected dating from 2009 to 2023. For data processing, initially, theoretical readings sought the guidance of legislation that standardizes Early Childhood Education: its objectives, as well as purposes and structure. Theoretical basis was also sought in the localized texts themselves. For the focus of analysis, articles were selected that, in addition to working with Arts in Early Childhood Education, sought to take ownership of the construction of teaching work in this area. The final notes of the research point to the importance of research practice at the level of Early Childhood Education as a working method related to artistic language, as well as the need for studies that point out project options and artistic practices in Early Childhood Education for professionalization and teaching of the teacher.
Palavras-chave: Educação Infantil
Artes
Pesquisa Revisão Bibliográfica.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7161
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
579.pdf455,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.