Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGEISIBELI ROSA RODRIGUES SALU-
dc.date.accessioned2023-11-27T19:30:56Z-
dc.date.available2023-11-27T19:30:56Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7147-
dc.description.abstractThis article, entitled "Graduates of Youth and Adult Education in higher education: an analysis based on dissertations", sets out to analyze dissertations on Youth and Adult Education (EJA) in higher education. The general objective of this work is to analyze what the research echoes about the relationship between graduates of the EJA and the continuity or discontinuity of this public in their studies. The entry of these individuals into public or private institutions has largely been boosted by programs and actions aimed at guaranteeing access to education for all. However, the unevenness of opportunities corroborates the accentuation of social inequalities, directly impacting on the conditions of access and permanence in higher education. To this end, the study analyzed five dissertations selected from the database of the Digital Library of Theses and Dissertations. The methodology used in this study was bibliographical and documentary research, and the nature of this work was defined as exploratory-descriptive. As a result, we identified that the dissertations point to the need for actions and policies that guarantee not only access, but above all, permanence in higher education, since there are still conditions that need to be reorganized and that contribute to the discontinuation of studies by graduates of the EJA. The educational structure urgently needs to take a closer look at the specificities of the working classes, especially students in this category.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
dc.subjectAcesso-
dc.subjectPermanência-
dc.subjectEducação Superior-
dc.subjectEgressos-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleEGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DISSERTAÇÕESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1CARINA ELISABETH MACIEL-
dc.description.resumoO presente artigo, intitulado “Egressos da Educação de Jovens e Adultos na educação superior: uma análise a partir de dissertações" propõe como objetivo de pesquisa analisar dissertações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação superior. O objetivo geral deste trabalho é analisar o que as pesquisas ecoam sobre a relação dos egressos da EJA e a continuidade ou descontinuidade desse público nos estudos. O ingresso desses sujeitos nas instituições públicas ou privadas, em grande parte, tem sido ampliado por programas e ações que visam garantir o acesso à educação para todos. Contudo, o desnivelamento de oportunidades corrobora para acentuação das desigualdades sociais, impactando diretamente nas condições de acesso e permanência na educação superior. Para isso, a investigação conta com a análise de cinco dissertações, selecionadas no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A metodologia utilizada neste estudo foi pesquisa bibliográfica e documental, além disso, a natureza desse trabalho foi definida como exploratória-descritiva. Como resultados, identificamos que as dissertações sinalizam sobre a necessidade de ações e políticas que garantam não somente o acesso, mas, sobretudo, a permanência na educação superior, uma vez que, ainda há condições que precisam ser reorganizadas e que contribuem com a descontinuidade dos estudos de egressos da EJA. A estrutura educacional necessita urgentemente de um olhar mais atento às especificidades das camadas populares, sobretudo para com os alunos desta modalidade.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
971.pdf131,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.