Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7141
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A PRÁTICA PEDAGOGICA COM IDOSOS,UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VIDA E DE AFETO, COMBINADOS COM UMA POSIÇÃO PROFISSIONAL DE FUTURA PEDAGOGA. |
Autor(es): | EVA PENHA AFONSO PAZ RIBEIRO |
Primeiro orientador: | FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma experiência realizada com uma senhora idosa que teve um problema grave de saúde, um desafio o qual aceitei com o intuito de investigar a importância, da pratica pedagógica, os avanços e dificuldades da educação de idosos, assim como, as estratégias pedagógicas que poderia estar utilizando para auxiliar essa idosa. O trabalho pedagógico realizado tem como objetivo conscientizar os acadêmicos de pedagogia, de que o curso nos abre várias possibilidades, sendo uma delas com os idosos, demonstrar a sua valorização pessoal, seus direitos e a importância do seu exercício de cidadania. Nesse sentido, realizamos vários cursos referentes a área, levantamento de dados a partir de leituras bibliográficas sobre a temática e entrevistas tanto com educadores quanto cuidadores de idosos. Os resultados obtidos foram aos poucos aparecendo, principalmente pelo fato de que, a idosa, teve contato com a educação formal anteriormente, e consequentemente, uma maior participação nas atividades propostas. Concluímos que a importância da pedagogia social com o idoso e a atuação do pedagogo a partir da experiência vivenciada é evidente, existe a necessidade de atuação para além dos espaços escolares, principalmente com a educação de idosos em que o mesmo permite o reconhecimento do idoso e de seu papel na sociedade, sempre respeitando as limitações e verificando que a prática pedagógica produz resultados. |
Abstract: | The present work is the result of an experience carried out with a wise lady who has a serious health problem, a challenge or what oil I have with the intention of investigating the importance, of pedagogical practice, of the advances and difficulties of education of the young, as well as, The pedagogical strategies that could be used to help this success. The pedagogical work carried out has the objective of making pedagogical academics aware that the course opens up several possibilities, one of which is to demonstrate its personal value, its directions and the importance of its exercise of citizenship. In this sense, we carry out several courses related to the area, data collection based on bibliographic readings on the subject and interviews with both educators and caregivers of disabled people. The results obtained have only appeared for a few years, mainly due to the fact that, after all, you have been in contact with formal education before, and consequently, greater participation in the proposed activities. We conclude that the importance of social pedagogy as the child and the attuation of the pedagogue from the lived experience is evident, mainly the need for attuation for all school spaces, mainly as the education of the child in which it also allows the reconfirmation of the child and of their role in society, always respecting limitations and verifying that pedagogical practice produces results. |
Palavras-chave: | Educação. Idoso. Prática pedagógica. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7141 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPAQ) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
8950.pdf | 619,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.