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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDA DA CUNHA RIBEIRO-
dc.creatorMAIKELY TOMAZ SILVA-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:11:32Z-
dc.date.available2023-11-24T13:11:32Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7049-
dc.description.abstractThe objective of this article was to investigate how playfulness, through play, games and toys, can collaborate with the child's teaching-learning process in Early Childhood Education, also identifying the need for pedagogical work aimed at improving and adapting activity proposals. . The methodology used for this article was bibliographical research, based on a survey of previously published works relating to the topic, as well as reports of practical pedagogical experiences based on empirical research. It is believed that the natural nature of human beings at the beginning of life contains games, which generally happen at random. In Municipal Early Childhood Education Centers - CMEIs, the teacher needs to be aware of its relevance, however it is necessary for it to become part of the child's learning. In Early Childhood Education, through play and fantasy, the child acquires most of their cognitive, emotional, social and motor repertoires and the teacher has the ability to encourage playful activities, through costumes, toys, games, music, theater, etc. Some activities we accompany reflect the importance of including playful moments, combined with games and games, into the educational process of children. It is therefore concluded that playing, without a doubt, contributes to the social, cognitive, motor and affective formation of the child.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas-
dc.subjectBrincar-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subjectCriança.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleO BRINCAR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA-
dc.description.resumoO objetivo deste artigo foi investigar como a ludicidade, por meio da brincadeira, jogos e brinquedos podem colaborar com o processo de ensino-aprendizagem da criança na Educação Infantil, identificando também a necessidade de um trabalho pedagógico direcionado para melhorar e adaptar as propostas de atividades. A metodologia utilizada para esse artigo foi pesquisa bibliográfica, feita a partir de um levantamento de trabalhos já publicados referentes ao tema, bem como relatos de vivências práticas pedagógicas a partir da pesquisa empírica. Acredita-se que o natural do ser humano no início de vida contém brincadeiras, que geralmente acontecem sem hora. Nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs, o professor necessita ter consciência de sua relevância, todavia é necessário que a mesma se torne parte do aprendizado da criança. Na Educação Infantil, mediante a brincadeira e a fantasia, a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais, sociais e motores e o professor tem a capacidade de fomentar atividades lúdicas, através de fantasias, brinquedos, jogos, música, teatro, etc. Algumas atividades acompanhadas por nós refletem a importância de inserir momentos lúdicos, aliados a brincadeiras e jogos para o processo educativo de crianças. Conclui-se desta forma que o brincar, sem dúvida, colabora na formação social, cognitiva, motora e afetiva da criança.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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