Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANA PAULA VAZ BRUM-
dc.date.accessioned2023-11-23T07:57:09Z-
dc.date.available2023-11-23T07:57:09Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7003-
dc.description.abstractThe article investigates the contribution of art as a playful pedagogical tool in Special Education, for the inclusion of children with disabilities in early childhood education. As a theoretical basis, we use Vygotsky's contributions to historical-cultural psychology. The research problem is: what is the relevance of art as a pedagogical tool, facilitator of learning and inclusion in early childhood education? In order to find referrals, we organized our methodological procedures through research in documents, periodicals, books, dissertations and theses and, analysis of the questionnaire entitled “Survey for teachers in Brazil who work in early childhood education and have children included”, answered by 21 professionals from the early childhood education in the state of Mato Grosso do Sul in the city of Campo Grande. As a result, it was noticed that art facilitates learning, acceptance of differences, development of specificities, promoting inclusion.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectinclusão-
dc.subjecteducação-
dc.subjectcriança-
dc.subjectartes-
dc.subjectludicidade.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAs contribuições da arte na educação especial como ferramenta pedagógica lúdica e inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSANA CARLA GONCALVES GOMES-
dc.description.resumoO artigo investiga a contribuição da arte como ferramenta pedagógica lúdica na Educação Especial, para a inclusão das crianças com deficiência na educação infantil. Como base teórica, utilizamos as contribuições de Vygotsky na psicologia histórico-cultural. O problema de pesquisa é: qual a relevância da arte como ferramenta pedagógica, facilitadora de aprendizagem e inclusão na educação infantil? A fim de encontrar encaminhamentos, organizamos nossos procedimentos metodológicos por pesquisas em documentos, periódicos, livros, dissertações e teses e, análise do questionário intitulado “Inquérito para professores do Brasil que atuam na educação infantil e possuem crianças inclusas”, respondido por 21 profissionais da educação infantil do estado de Mato Grosso do Sul na cidade de Campo Grande. Como resultado, percebeu-se que a arte facilita a aprendizagem, o acolhimento das diferenças, o desenvolvimento das especificidades, promovendo inclusão.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.