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dc.creatorTAMYRES BORGES DE NOVAIS-
dc.date.accessioned2023-11-21T20:07:41Z-
dc.date.available2023-11-21T20:07:41Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6896-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the contribution of playfulness in early childhood education in view of the perspective of inclusion, using Vygotsky's contributions to the Historical-Cultural Theory as a theoretical basis. We start from discussions in the field of Special Education from the perspective of inclusion, weaving the following problem: what is the protection of ludicity as a facilitator of learning and inclusion in early childhood education? In order to find answers, we organized our methodological procedures through research in documents, periodicals, books, dissertations, theses and, analysis of the study entitled “Survey for teachers in Brazil who study in childhood education and have children included”, answered by 21 professionals of early childhood education in the state of Mato Grosso do Sul in the city of Campo Grande. As a result, show the challenge of the pedagogical work with the diversity of subjects, as well as the difficulty of more democratic practices, regarding the teaching work.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectLudicidade-
dc.subjecteducação-
dc.subjectprática docente-
dc.subjectinclusão-
dc.subjectcrianças-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA ludicidade como ferramenta pedagógica na educação infantil inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSANA CARLA GONCALVES GOMES-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar qual a contribuição da ludicidade na educação infantil frente a perspectiva da inclusão, utilizando como base teórica as contribuições de Vygotsky com a Teoria Histórico-Cultural. Partimos das discussões no campo da Educação Especial na perspectiva da inclusão tecendo a seguinte problemática: qual a relevância da ludicidade como facilitadora de aprendizagem e inclusão na educação infantil? A fim de encontrar respostas, organizamos nossos procedimentos metodológicos por pesquisas em documentos, periódicos, livros, dissertações, teses e, análise do questionário intitulado “Inquérito para professores do Brasil que atuam na educação da infância e possuem crianças inclusas”, respondido por 21 profissionais da educação infantil do estado de Mato Grosso do Sul na cidade de Campo Grande. Como resultados, mostramos o desafio do trabalho pedagógico com a diversidade de sujeitos, bem como a dificuldade de práticas mais democráticas, quanto ao trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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