Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGEISA DE ARAUJO CRUZ-
dc.date.accessioned2023-11-17T01:51:30Z-
dc.date.available2023-11-17T01:51:30Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6843-
dc.description.abstractThe objective of this study is to demonstrate the importance of strategic planning in opening companies in the city of Nova Andradina/MS. The article was based on two case studies, carried out through visits and semi-structured interviews with managers in the region, in order to highlight the use of this tool and its relevance. The interviews were carried out based on questions about the practice of planning in the organization's decisions. The results showed that the organization named Company Alpha does not use strategic planning, while Company Beta uses it in its routine, both in pricing products to always be side by side with the competition, and in business management. Therefore, the importance of sharing planning tools with businesspeople in the Vale do Ivinhema region is evident.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégia de Negócios-
dc.subjectGestão Empresarial-
dc.subjectMicro e Pequenas Empresas-
dc.subjectRiscos e Oportunidades.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleA importância do planejamento estratégico na criação de empresas familiares em Nova Andradina/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FABIANO GRETER MOREIRA-
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é demonstrar a importância do planejamento estratégico na abertura de empresas no município de Nova Andradina/MS. O artigo baseou-se em dois estudos de caso, realizados por meio de visitas e entrevistas semiestruturadas com gestores da região, no intuito de evidenciar o uso dessa ferramenta e a relevância dela. As entrevistas foram realizadas a partir de questionamentos sobre a prática do planejamento nas decisões da organização. Os resultados mostraram que a organização nomeada como Empresa Alfa não faz uso de planejamento estratégico, enquanto a Empresa Beta o utiliza em sua rotina, tanto na precificação de produtos para estar sempre lado a lado da concorrência, quanto na gestão empresarial. Com isso, verifica-se a importância de compartilhar as ferramentas do planejamento aos empresários da região do Vale do Ivinhemapt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1041.pdf388,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.