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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6838
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A INCLUSÃO ENTRE CRIANÇAS SURDAS E FAMÍLIAS NO ENSINO REGULAR EM NAVIRAÍ/MS |
Autor(es): | SAMYA ANDRYELLE RIZZO REIS |
Primeiro orientador: | MARCIA APARECIDA RODRIGUES MATEUS |
Resumo: | Esta pesquisa tem como título: A inclusão entre crianças surdas e famílias no ensino regular em Naviraí/MS. A justificativa do tema se deu pela busca do reconhecimento de uma educação que contemple as diferenças, uma vez que possuímos surdos incluídos no ensino regular. O principal objetivo da pesquisa é compreender as dificuldades que o surdo tem encontrado na sala de aula durante a sua formação educacional e obstáculos que suas famílias passam juntamente. Os objetivos específicos, buscaram conhecer quais recursos e de que forma são utilizados para que haja a inclusão dos alunos surdos dentro do ambiente escolar, além de conhecer a trajetória dos professores, evidenciando quais dificuldades o ensino possui, e identificar quais métodos ocorrem para que haja maior inclusão entre professores, famílias e alunos com surdez em ambiente de aprendizagem. Com embasamento teórico, foram abordadas questões no qual fossem relacionadas a educação para todos, sem que haja preconceito e discriminação. Por meio desta pesquisa, é explicito que existem legislações que amparam a inclusão dos alunos surdos, sendo este amparado pela Lei 10.436/2002, no qual “reconheceu a Libras como meio legal da comunicação e expressão dos surdos”, de acordo com Brasil 2002, e o decreto que a regulamenta 5.626/2005. Por fim, os resultados obtidos durante a pesquisa foram de suma importância para a análise de como é o processo da evolução do aluno com surdez dentro do ambiente escolar e como a família tem auxiliado e colaborado neste desenvolvimento. Além de nos apresentar a realidade do aluno com surdez e seu processo, através de atividades, materiais utilizados dentro do ambiente escolar e das adaptações feitas dentro da escola para que houvesse a inclusão. Palavras-chave: Surdez; Capacitação/formação de professores; Inclusão. |
Abstract: | This research is titled: The practice of the act of inclusion among deaf children and families in regular education in Naviraí/MS. The justification for the theme was the search for recognition of an education that takes into account differences, since we have deaf people included in regular education. The main objective of the research is to understand the difficulties that deaf people have encountered in the classroom during their educational training and the obstacles that their families go through together. The specific objectives, we seek to know which resources and how they are used to include deaf students in the school environment, in addition to knowing the teachers' trajectory, highlighting what difficulties teaching has, and identifying which methods occur so that there is greater inclusion among teachers, families and students with deafness in a learning environment. With a theoretical basis, issues that would not be related to education for all were addressed, without prejudice and discrimination. Through this research, it is clear that there are laws that expand the inclusion of deaf students, which is supported by Law 10,436/2002, which “recognized Libras as a legal means of communication and expression for deaf people”, according to Brasil 2002, and the decree that regulates 5,626/2005. Finally, the results obtained during the research were extremely important for analyzing how the deaf student evolves within the school environment and how the family has helped and collaborated in this development. In addition to presenting us with the reality of students with deafness and their process, through activities, materials used within the school environment and also the adaptations made within the school to ensure inclusion. Keywords: Deafness; Teacher training/training; Inclusion. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6838 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
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