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dc.creatorGABRIEL SCATENA GUIZADO-
dc.date.accessioned2023-11-13T23:18:44Z-
dc.date.available2023-11-13T23:18:44Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6820-
dc.description.abstractThis dissertation's theme is a popular song for liturgical purposes in the context of holding masses in the spirituality of new Catholic communities. The objective of this work is to present a model for the analysis of songs from the perspective of Nicholas Wolterstorff's theory of liturgical acts, as well as practical application through the analysis of songs taken from YouTube recordings referring to masses in the Canção Nova community. and Shalom. In chapter 1 we will present Wolterstorff's theory of liturgical acts and Austin's theory of speech acts, which will serve as a theoretical substrate for understanding the performative dimension of the liturgy proposed by the author. In chapter 2 we will present a systematic review of the regulations for staging a Catholic liturgy, using the Roman Missal of Paul VI as the main reference. Finally, chapter 3 will present the model for analyzing songs, as well as a new concept of liturgical song due to the articulation of different areas of knowledge such as: philosophy of language, theology and music and the analyzes obtained through practical application of the proposed tool. The results include the deepening of the liturgical musical issue post-Vatican Council II from a local perspective, the proposition of a tool that originated from the encounter between the various propositions of liturgical acts arising from the regulations for the performance of the mass and the theory of acts of speech and, finally, the analysis of the texts that discuss the different affective atmospheres that favor musical performance in the performative dimension of speech acts.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiturgia-
dc.subjectDiscurso Religioso-
dc.subjectMúsica e religião-
dc.subjectConcílio Vaticano II-
dc.subjectCanto congregacional-
dc.titleUma análise da canção enquanto ato litúrgico segundo Nicholas Wolterstorff: o caso das Novas Comunidades Católicas do Brasil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1William Teixeira da Silva-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema a canção popular com fins litúrgicos no contexto da realização das missas na espiritualidade das novas comunidades católicas. Objetiva-se com este trabalho apresentar um modelo para a análise das canções a partir da perspectiva da teoria dos atos litúrgicos de Nicholas Wolterstorff, bem como a aplicação prática por meio da análise de canções retiradas de gravações do Youtube referentes às missas da comunidade Canção Nova e Shalom. No capítulo 1 apresentaremos a teoria dos atos litúrgicos de Wolterstorff e a Teoria dos atos de fala de Austin que servirá como substrato teórico para a compreensão da dimensão performativa da liturgia proposta pelo autor. No capítulo 2 apresentaremos uma revisão sistemática das normativas para a encenação de uma liturgia católica, tendo como principal referência o Missal Romano de Paulo VI. Por fim, o capítulo 3 apresentará o modelo para análise das canções, bem como um novo conceito de canção litúrgica em razão da articulação das diversas áreas do conhecimento como: a filosofia da linguagem, a teologia e a música e as análises obtidas pela aplicação prática da ferramenta proposta. Como resultados têm-se o aprofundamento da questão musical litúrgica pós-concílio Vaticano II numa perspectiva local, a proposição de uma ferramenta que se originou do encontro entre as diversas proposições de atos litúrgicos decorrentes das normativas para a realização da missa e a teoria dos atos de fala e, por fim, a análise dos textos que discute as diversas atmosferas afetivas que favorecem a execução musical na dimensão performativa dos atos de fala.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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