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dc.creatorGUSTAVO RIOS MILHORIM-
dc.date.accessioned2023-11-10T21:39:31Z-
dc.date.available2023-11-10T21:39:31Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6809-
dc.description.abstractThe development of new goals for cities and sustainable transportation systems involves a long journey of multiple variables, such as the shift in the energy matrix trend of transportation means, concern about congestion in large urban centers, and the availability of materials and energy for infrastructure implementation. Urban micromobility is a very promising means with high transformative potential, through congestion reduction and low carbon emissions. Given that these are lightweight and super lightweight vehicles, there is a need to adapt road infrastructure, as the loads capable of deforming pavements tend to be smaller. The study aimed to verify the possibility of using construction and demolition waste generated in the municipality of Campo Grande MS in pavements to be used by lightweight vehicles, with the technical premise of achieving minimum parameters determined by DNIT and ABNT regulations. In general, the use of recycled aggregates from Construction and Demolition Waste (CDW) in pavement has proven to be technically feasible, contributing to the promotion of global sustainability, despite any limitations these materials may have, which can be easily overcome through the implementation of quality control processes in their processing. Keywords: Micromobility, pavements, construction and demolition waste, super lightweight vehicles.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdemolição, veículos elétricos-
dc.titleUso de resíduos de construção e demolição em pavimentos de fluxo suave para veículos elétricos superlevespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alexandre Meira de Vasconcelos-
dc.description.resumoO desenvolvimento de novos objetivos para as cidades e sistemas de transportes sustentáveis passam por um longo caminho de múltiplas variáveis, como a mudança da tendência da matriz energética dos meios de transportes, a preocupação com os congestionamentos nos grandes centros urbanos, a disponibilidade de materiais e energia para a implementação da infraestrutura. A micromobilidade urbana é um meio bastante promissor com alto potencial transformador, através da redução de congestionamentos e baixa emissão de carbono. Por se tratar de veículos leves e superleves, vislumbra-se a necessidade de adequação da infraestrutura de vias, uma vez que as cargas capazes de deformar os pavimentos tendem a ser menores. O estudo buscou verificar a possibilidade de utilização de resíduos da construção e demolição gerados no município de Campo Grande MS, em pavimentos a serem utilizados por veículos leves, tendo como premissa técnica o alcance de parâmetros mínimos determinados nas normativas do DNIT e da ABNT. De forma geral, a utilização de agregados reciclados de Resíduos da Construção e Demolição (RCD) na pavimentação demonstrou ser viável do ponto de vista técnico, contribuindo para a promoção da sustentabilidade global, apesar das limitações que esses materiais possam apresentar, mas que são perfeitamente superáveis por meio de implementação de processos de controle de qualidade em seu beneficiamento. Palavras-chave: Micromobilidade, pavimentos, resíduos de construção e demolição, veículos superleves.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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