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dc.creatorCAROLINA TEIXEIRA LARANJO-
dc.date.accessioned2023-10-27T12:45:32Z-
dc.date.available2023-10-27T12:45:32Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6712-
dc.description.abstractThe comprehensive education of a high school student encompasses various modalities, including the development of skills and competencies that promote scientism applied to the Natural Sciences. Didactic Laboratories are important educational tools, encompassing, among others, the field of Natural Sciences and its Technologies. In order to understand the Public Policies that promote the acquisition and maintenance of Didactic Laboratories, which provide support for the practical activities of Natural Sciences disciplines, this research provides an overview of Science Education in the Brazilian educational context, through the study of key legislations such as the Law of Guidelines and Bases, the National Curriculum Parameters, the National Common Curricular Base, among others, and in the state educational context of Mato Grosso do Sul (MS), through the review of the State Constitution and the State Education Plan. To discuss such policies and understand how they are being implemented today, and in view of the current educational tool adopted by the State Secretary of MS, the AUTOLABOR, we conducted a historical survey of Mobile Didactic Laboratories adopted by the State Education Network, highlighting the importance of Teaching Laboratories for the field of Natural Sciences and its Technologies in light of the goals set in the National Education Plan. To understand this tool, we analyzed its proposal and specifications, and finally, we conducted an evaluation and simulation to identify its weaknesses. We understand that the didactic tool, AUTOLABOR, provided by the SED/MS in all state schools in MS, encompasses current Educational Policies. We identified some weaknesses when simulating the use of this didactic tool, including the time required for planning, testing, and conducting experimental activities suggested by the Practical Chemistry Activities Manual. In order to contribute to the perpetuation of this proposal, we have developed the product of this dissertation, a Catalog of Reagents that provides technical data on the reagents available in AUTOLABOR. In this way, we contribute to teaching practices by providing relevant information for teachers, such as scientific name, trade name, molar mass, molecular and structural formula, physical-chemical data, reactivity, hazard, contextualization, storage, disposal, among others, streamlining study and planning time, thus facilitating the work of the teacher.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Química-
dc.subjectferramenta educacional-
dc.subjectlaboratório didático móvel-
dc.subjectpolíticas públicas educacionais.-
dc.titleALGUNS ELEMENTOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: Análise da proposta do AUTOLABOR como Laboratório Didático Móvel na Rede Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ivo Leite Filho-
dc.description.resumoA formação integral de um estudante do Ensino Médio abrange diversas modalidades. Entre elas, está o desenvolvimento de habilidades e competências que promovem o cientificismo aplicado às Ciências da Natureza. Os Laboratórios Didáticos são importantes ferramentas educacionais, englobando, entre outras áreas, as Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O objetivo desta pesquisa é compreender as Políticas Públicas que promovem a aquisição e manutenção dos Laboratórios Didáticos, responsáveis por fornecer suporte às atividades práticas das disciplinas das Ciências da Natureza. A presente pesquisa traz um panorama do Ensino de Ciências no contexto educacional brasileiro, por meio do estudo das principais legislações vigentes, como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, considera o contexto educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (MS), conforme a revisão da Constituição Estadual e do Plano Estadual de Educação. Para abordar essas políticas e compreender como elas têm sido aplicadas atualmente, considerando a utilização da ferramenta educacional adotada pela Secretaria Estadual do MS, o AUTOLABOR, realizamos um levantamento histórico dos Laboratórios Didáticos Móveis adotados pela Rede Estadual de Ensino. Também destacamos a importância dos Laboratórios de Ensino para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias em relação às metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. A fim de entender a ferramenta, analisamos sua proposta e especificações e, por fim, realizamos uma avaliação e simulação para identificar suas fragilidades. Constatamos que o AUTOLABOR, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação do estado de Mato Grosso do Sul em todas as escolas estaduais, está em conformidade com as Políticas Educacionais vigentes. Identificamos algumas fragilidades ao realizar a simulação de uso dessa ferramenta didática, incluindo o tempo necessário para planejamento, teste e execução das atividades experimentais sugeridas pelo Manual de Atividades Práticas de Química. Para contribuir com a continuidade dessa proposta, elaboramos como produto desta dissertação um Catálogo de Reagentes que apresenta informações técnicas sobre os reagentes disponíveis no AUTOLABOR. Essas informações, como nome científico, nome comercial, massa molar, fórmula molecular e estrutural, dados físico-químicos, reatividade, periculosidade, contextualização, armazenamento, descarte, entre outros, agilizam o tempo de estudo e planejamento, tornando-se uma ferramenta facilitadora para o professor no exercício de sua prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

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