Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJanaina Viana Adami-
dc.date.accessioned2023-10-24T15:59:41Z-
dc.date.available2023-10-24T15:59:41Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6688-
dc.description.abstractThe citizen is guaranteed the right to have information of public management, of what is done with public money, which enables him to act in the social control of public administration, so that it seeks to meet the wishes of society and comply with the rules that govern it. For social control is important citizen engagement, so the study of what leads a citizen to become a member of Social Council and act in the mission of overseeing, controlling and opining in public management proves to be propitious in order to ensure that he has structure and conditions to well perform his role within the Council and remain engaged. It is also salutary to identify possible obstacles to work and situations that discourage the permanence of the citizen as a member, in order to seek solutions and prevent them from happening. The objective of this work is to verify the factors of citizen engagement in the social control of participating members of Social Councils. The research had a mixed approach and was developed through a bibliographical survey and field research, with semi-structured interviews in the Social Councils of Municipalities elaborated considering the studies obtained by the survey. Survey participants were selected using the snowball technique and by intentionality to survey the factors of citizen engagement. The data were analyzed by content analysis. The results obtained showed factors of citizen engagement, and also contrary to engagement. The analysis allowed viewing aspects that impacted participation in the Social Councils. The dialogue with the managers to meet the deliberations, the provision of courses to the members on topics pertinent to the attributions of the Councils and the dissemination in the social media about the work carried out are situations that contribute to citizen engagement. On the other hand, the absence of providing resources for travel and food to the members who work voluntarily in the Councils and of management support to the demands of the collegiate do not favor engagement. With the results obtained, a booklet was elaborated highlighting elements for and against citizen engagement.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject--
dc.titleEngajamento cidadão para o controle social da administração pública: um estudo com conselheiros sociais municipaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernando Thiago-
dc.description.resumoAo cidadão é garantido o direito de ter informação da gestão pública, do que é feito com os recursos públicos, o que possibilita que possa atuar no controle social da administração pública, para que esta busque atender os anseios da sociedade e cumpra com as normas que a regem. Para o controle social é importante o engajamento cidadão, por isso o estudo sobre o que o leva um cidadão a se tornar membro de Conselho Social e atuar na missão de fiscalizar, controlar e opinar na gestão pública revela-se propício a fim de garantir que tenha ele estrutura e condições para bem desempenhar seu papel dentro do Conselho e permanecer engajado. Também se revela salutar identificar possíveis obstáculos ao trabalho e situações que desestimulam a permanência do cidadão como membro, a fim de buscar soluções e evitar que aconteçam. O objetivo deste trabalho foi verificar os fatores de engajamento cidadão no controle social de membros participantes de Conselhos Sociais. A pesquisa teve abordagem mista e foi desenvolvida por meio de pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas nos Conselhos Sociais de Municípios. Os participantes da pesquisa foram selecionados pela técnica de bola de neve e por intencionalidade para o levantamento dos fatores do engajamento cidadão. Os dados foram analisados por análise de conteúdo. Os resultados apurados evidenciaram fatores do engajamento cidadão, e também contrários ao engajamento. A análise permitiu visualizar aspectos que impactam a participação nos Conselhos Sociais. O diálogo com os gestores para atender às deliberações, a disponibilização de cursos aos membros sobre temas pertinentes às atribuições dos Conselhos e a divulgação nas mídias sociais sobre os trabalhos realizados são situações que contribuem para o engajamento cidadão. Em contrapartida, a ausência de fornecimento de recursos para deslocamento e alimentação aos membros que trabalham voluntariamente nos Conselhos e de apoio da gestão às demandas do colegiado não favorecem o engajamento. Com os resultados apurados foi elaborada cartilha destacando elementos pró e contrários ao engajamento cidadão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.