Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKamila de Aguiar Duarte-
dc.date.accessioned2023-09-22T23:25:45Z-
dc.date.available2023-09-22T23:25:45Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6590-
dc.description.abstractThe growing population growth in urban centers brings up some challenges for public managers and society, such as urban mobility. Official data show that Campo Grande, capital of Mato Grosso do Sul, has been facing traffic problems arising from the surplus of vehicles, potentially polluting, traveling in the city. In this sense, the occasion of traffic jams, air pollution and urban stress have placed the bicycle as a modal alternative capable of reducing the damage caused by the excessive use of motor vehicles in cities. Bicycles, when aligned with the sustainable and intelligent integration of cycling infrastructure, can act as a facilitating mechanism for commuting, being a healthy and more accessible mode of transport, in addition to contributing to the mitigation of climate emergencies. From such perspectives, it is questioned whether the current configuration of the bicycle structure built in Campo Grande (MS) acts as a sustainable and intelligent mobility solution. Thus, the general objective of this study is to evaluate the configuration of the bicycle structure in the city of Campo Grande (MS). Specifically: a) Carry out a survey of the literature on Sustainable and Smart Cities, as well as legislative and normative contributions regarding the use of the bicycle modal in Brazil; b) Evaluate the cycling infrastructure, already implemented in the urban perimeter of Campo Grande (MS); c) Analyze potential points and weaknesses of the bicycle structure in Campo Grande (MS); d) Prepare a Technical-Technological Report with proposals to promote smart and sustainable mobility in Campo Grande (MS). For that, a qualitative study was developed, through an exploratory, descriptive and applied research, associated with the necessary bibliographic survey and application of a field study. Then, the comparative method was applied, based on the IDECiclo and QualIClo scales, to enable the qualification of the Copenhagenize Index parameters, which evaluate the quality and size of the infrastructure, with the purpose of promoting the use of bicycles in cities. Based on the triangulation analysis of the methods applied in the research, the results showed a cycling structure classified as sufficient, but with reservations in terms of comprehensive care for intelligent and sustainable mobility, and, consequently, the achievement of the goals contained in the Sustainable Development Goals.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidade. Mobilidade por Bicicleta. Gestão Urbana Sustentável. Cidades Sustentáveis e Inteligentes. Agenda 2030. Mudanças Climáticas-
dc.titleAVALIAÇÃO DA CONFIGURAÇÃO DA ESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CAMPO GRANDE (MS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jose Carlos de Jesus Lopes-
dc.description.resumoO crescente aumento populacional, nos centros urbanos, traz à tona alguns desafios aos gestores públicos e à sociedade, a exemplo da mobilidade urbana. Dados oficiais mostram que Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, tem enfrentado problemas no trânsito oriundos do excedente de veículos, potencialmente poluidores, trafegando na cidade. Nesse sentido, a ocasião de congestionamentos, poluição atmosférica e estresse urbano têm recolocado a bicicleta como uma alternativa de modal capaz de reduzir os danos do excesso do uso de veículos automotores nas cidades. A bicicleta, quando alinhada à integração sustentável e inteligente de infraestrutura cicloviária, pode atuar como um mecanismo facilitador do deslocamento, sendo uma modal de transporte saudável e mais acessível, além de contribuir com a mitigação das emergências climáticas. Sob tais perspectivas, questiona-se se a configuração atual da estrutura cicloviária construída, em Campo Grande (MS), atua como solução de mobilidade sustentável e inteligente. Assim, o objetivo geral deste estudo é avaliar a configuração da estrutura cicloviária da cidade de Campo Grande (MS). Especificamente busca-se: a) Realizar um levantamento da literatura sobre Cidades Sustentáveis e Inteligentes, bem como dos aportes legislativos e normativos, que dizem respeito ao uso da modal bicicleta, no Brasil; b) Avaliar a infraestrutura cicloviária, já implantada no perímetro urbano de Campo Grande (MS); c) Analisar pontos em potencial e fragilidades da estrutura cicloviária de Campo Grande (MS); d) Elaborar um Relatório Técnico-Conclusivo, com proposições para promover a mobilidade inteligente e sustentável em Campo Grande (MS). Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo, através de uma pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, associada ao necessário levantamento bibliográfico e aplicação de um estudo de campo. Em seguida, aplicou-se o método comparativo, a partir das escalas IDECiclo e QualIClo, para viabilizar a qualificação dos parâmetros do Copenhagenize Index, que avaliam a qualidade e dimensionamento da infraestrutura, com a finalidade de promover o uso de bicicletas em cidades. A partir da análise em triangulação dos métodos aplicados na pesquisa, os resultados apresentaram uma estrutura cicloviária classificada como suficiente, porém com ressalvas no atendimento integral da mobilidade inteligente e sustentável, e, consequentemente, no alcance das metas contidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FINAL TCC-Kamila Duarte.pdf7,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.