Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/655
Tipo: Dissertação
Título: Análise de balanço energético de sistema de produção de biogás em granja de suínos: implementação de aplicativo computacional
Título(s) alternativo(s): An analysis of energetic balance of a biogasproducing System in a swine farm: implementation of a computational device
Autor(es): Nishimura, Rafael
Primeiro orientador: Koltermann, Paulo Irineu
Abstract: O desenvolvimento da suinocultura evidenciou a necessidade de maior atenção ao problema do tratamento e da destinação dos dejetos de suínos. Dentre as alternativas para o saneamento ambiental, os biodigestores são os mais vantajosos por agregar valor ao processo, através dos subprodutos gerados: o biogás, cujo principal componente constituinte é o metano, tido como um energético alternativo, e o biofertilizante. O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de um aplicativo computacional para obter e analisar o balanço energético de um sistema de criação de suínos com tratamento de dejetos através de biodigestores. A metodologia parte da quantificação de entradas e saídas de energia direta e indireta de sistema de produção de uma granja de suínos, durante o período de um mês. A energia relativa a cada componente energético envolvido no processo produtivo é contabilizada, obtendo-se a relação saída/entrada de energia. Com o aproveitamento do biogás como energético para a produção de energia mecânica, obtém-se geração de energia elétrica, o que representa realimentação positiva no balanço energético do sistema de produção. O algoritmo desenvolvido e o correspondente aplicativo computacional são avaliados a partir da simulação em um estudo de caso no município de Campo Grande, MS. Analisando-se as simulações, constata-se que a atividade de suinocultura apresenta baixo rendimento energético sistêmico, sendo o uso do biogás como energético primário na geração de energia elétrica, uma das alternativas para a melhoria da eficiência energética do sistema de produção.
The development of swine breeding made evident the need for greater attention to the issue of treatment and destination of swine wastes. Among the alternatives for environmental sanitation, the most advantageous one shows to be the biodigesters, since they add value to the process by means of the by-products generated: biogas, mainly made out of methane and regarded as an alternative source of power, and the biofertilizer. The objective of this paper is to elaborate a computational device to obtain power balance of a system to raise swine using biodigesters to treat wastes. The methodology involves the quantification of input and output of direct and indirect power of a production system in a swine farm for a period of one month. The power related to each component involved in the production process is calculated, and the power input/output relationship is obtained. With the utilization of biogas as a source to produce mechanical power, electrical power is also generated, which represents a positive feedback in the power balance of the production system. The algorithm developed and the corresponding computational applicative are evaluated from a simulation in a case study in Campo Grande, MS. In analyzing the simulations, it is seen that the swine breeding activity presents a low systemic power yielding; and the biogas as a primary source of power generation is one of the alternatives for the improvement of power efficiency in the production system.
Palavras-chave: Biogás
Geração de Energia Elétrica
Bioengenharia
Digestores de Biogás
Suinocultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/655
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Nishimura.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.