Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARDÔNIO UBALDINO PAIVA-
dc.creatorRENAN RAMIRES DA SILVA-
dc.date.accessioned2023-08-31T23:57:49Z-
dc.date.available2023-08-31T23:57:49Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6520-
dc.description.abstractThe article aimed to identify the perception in micro and small companies about accounting auditing within organizations, describing the benefits when used as a relevant tool in management. This form of auditing is considered, by the business society, as a tool for the exclusive use of publicly traded companies, when it is an important management tool for leveraging micro and small regional companies, through the benefits it provides in strategic planning. Bibliographical research was used for justification and data collection carried out through research with a semi-structured questionnaire applied to respondents residing in Vale do Ivinhema (MS). The results showed that 85% of respondents understand the definition of independent audit. It was also identified a relevant percentage of 26% of respondents who do not understand and do not find financial statements useful for the business. It is necessary that there is an evolution in the standardization of external audit processes within organizations, especially in micro and small companies, due to its importance to assist in the processes of planning and business management.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuditoria contábil-
dc.subjectGestão empresarial-
dc.subjectPlanejamento estratégico.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleA percepção de relevância da auditoria independente em micro e pequenas empresas no Vale do Ivinhema - MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANTONIO SERGIO EDUARDO-
dc.description.resumoO artigo teve como objetivo identificar a percepção nas micro e pequenas empresas sobre a auditoria contábil dentro das organizações, descrevendo os benefícios quando utilizada como ferramenta de relevância na gestão. Essa forma de auditoria é tida, pela sociedade empresária, como ferramenta de uso exclusivo de empresas de capital aberto, quando é uma importante ferramenta de gestão para alavancagem de micro e pequenas empresas regionais, através dos benefícios que proporciona no planejamento estratégico. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e coleta de dados realizada por meio de pesquisa com questionário semiestruturado aplicado a respondentes residentes no Vale do Ivinhema (MS). Os resultados apontaram que 85% dos respondentes entendem a definição de auditoria independente. Identificou-se também um percentual relevante de 26% dos entrevistados que não entendem e não acham útil as demonstrações contábeis para o negócio. É necessário que haja uma evolução da normatização dos processos de auditoria externa dentro das organizações, principalmente nas micro e pequenas empresas, em virtude da sua importância para auxilio nos processos de planejamento e gestão de negócios.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (CPNA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6405.pdf335,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.