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Tipo: Dissertação
Título: SORAYA THRONICKE, A SENADORA DO BOLSONARO: ENTENDENDO SUA CAMPANHA E VITÓRIA
Autor(es): Caroline Holanda Queiroz Leite
Primeiro orientador: Alvaro Banducci Junior
Resumo: O objetivo dessa dissertação é entender as motivações que fizeram com que o eleitorado votasse e se identificasse com a candidata ao senado Soraya Vieira Thronicke em 2018. Para buscar entender como o eleitor escolhe um candidato, foi necessário situar situá-lo estabelecendo um contexto entre a antropologia política com a política em si. Posteriormente é apresentando a figura do comportamento do voto do eleitor, e as possíveis influências coletivas e individuais que podem servir como motivação para justificar esse voto. Por se tratar do estudo de uma campanha realizada por uma mulher, se torna essencial mostrar as barreiras e adversidades enfrentadas pelo gênero feminino ao tentar se eleger a um cargo político. A história de vida da Senadora juntamente com sua campanha eleitoral, precisaram ser minuciosamente demostradas, já que para entender a identificação do eleitor com a senadora, foi indispensável mostrar como ela se apresentou para esse eleitor em sua campanha. O trabalho de campo se deu inicialmente, na realização de entrevistas virtuais e presenciais com os eleitores da candidata. No entanto, devido ao decorrer do tempo entre as eleições e as entrevistas, tanto os eleitores quanto a própria senadora passaram por mudanças em suas posturas e posicionamentos políticos, o que aumentou o grau de dificuldade da pesquisa. Assim foi realizado a coleta de comentários nas redes sociais da senadora na época da campanha eleitoral de 2018, tanto no Facebook quanto no Instagram. Esses comentários foram submetidos a uma análise de dados utilizando o sistema Iramuteq, com o objetivo de identificar os motivos que levaram os eleitores a votar na senadora, conforme análise dos comentários, buscando assim extrair padrões relevantes.
Abstract: The objective of this dissertation is to understand the motivations that led the electorate to vote for and identify with the Senate candidate Soraya Vieira Thronicke in 2018. To understand how voters choose a candidate, it was necessary to establish a context between political anthropology and politics itself. Subsequently, the behavior of voter choice is presented, along with the possible collective and individual influences that can serve as motivation to justify this vote. As this is a study of a campaign conducted by a woman, it is essential to show the barriers and adversities faced by women when running for political office. The Senator's life story, along with her electoral campaign, needed to be carefully demonstrated, as understanding the electorate's identification with the Senator necessitated showing how she presented herself to these voters in her campaign. Fieldwork initially involved conducting virtual and in-person interviews with the candidate's voters. However, due to the time elapsed between the elections and the interviews, both the voters and the Senator herself underwent changes in their political stances and positions, which hindered the research. Therefore, comments were collected from the Senator's social media platforms during the 2018 electoral campaign, both on Facebook and Instagram. These comments were subjected to data analysis using the Iramuteq system, with the aim of identifying the reasons that led voters to vote for the Senator, as expressed in their comments, and extracting relevant patterns.
Palavras-chave: Antropologia social. Povos e comunidades.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6508
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

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