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dc.creatorISABELA MORCELI CASTOLDI-
dc.date.accessioned2023-08-21T12:11:56Z-
dc.date.available2023-08-21T12:11:56Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6481-
dc.description.abstractFor a long time, durability projects of reinforced concrete structures were based on subjective criteria such as implicit rules and past experiences. The importance of evaluating the service life of a structure has gained space in the world scientific community due to economic and sustainability issues. There are several mechanisms of deterioration and aging of structures, for this reason it was noticed that the deterministic methods employed were unable to guarantee the durability of structures and new models began to be introduced. This work presents the application of service life prediction models, focusing on reinforced concrete bridges subject to carbonation and the comparison of the results obtained by each model in bridges built in different regions of the state of Mato Grosso do Sul. from the parameters defined in the design phase of projects, from reinforced concrete elements exposed to different environments and climatic conditions. Using four predictive models of service life and carbonation depth, it was possible to better understand the depassivation of reinforcements over the years, and to verify the risk of depassivation at more advanced ages. The results were compared to each other, checking the compatibility between models and the variability of the results of each model. The work consists of an initial prediction of the carbonation front, where the models used indicated that the bridge reinforcements would not have undergone depassivation at 50 years of age.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdurabilidade das estruturas-
dc.subjectcarbonatação-
dc.subjectvida útil-
dc.subjectestruturas de concreto armado.-
dc.subject.classificationEngenharia / Tecnologiapt_BR
dc.titleEstudo da Carbonatação em Elementos Estruturais de Pontes de Concreto no Estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRES BATISTA CHEUNG-
dc.description.resumoPor muito tempo os projetos de durabilidade das estruturas de concreto armado eram baseados em critérios subjetivos como regras implícitas e experiências passadas. A importância de se avaliar a vida útil de uma estrutura ganhou espaço na comunidade científica mundial em razão das questões econômicas e de sustentabilidade. Diversos são os mecanismos de deterioração e envelhecimentos das estruturas, por esse motivo percebeu-se que os métodos determinísticos empregados eram incapazes de garantir a durabilidade das estruturas e novos modelos começaram a ser introduzidos. Estre trabalho apresenta a aplicação de modelos de previsão de vida útil, com foco em pontes de concreto armado sujeitas à carbonatação e a comparação dos resultados obtidos por cada modelo nas pontes construídas em diferentes regiões do estado de Mato Grosso do Sul. O estudo foi realizado a partir dos parâmetros definidos na fase de concepção de projetos, de elementos de concreto armado expostos a diferentes ambientes e condições climáticas. Utilizando quatro modelos de previsão de vida útil e profundidade de carbonatação pôde se entender melhor sobre a despassivação das armaduras ao longo dos anos, e averiguar o risco de despassivação em idades mais avançadas. Os resultados foram comparados entre si, verificando a compatibilidade entre modelos e a variabilidade dos resultados de cada modelo. O trabalho consiste em uma previsão inicial da frente de carbonatação, onde os modelos utilizados indicaram que as armaduras das pontes ainda não teriam sofrido despassivação aos 50 anos de idade.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

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