Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6435
Tipo: Dissertação
Título: EXPERIÊNCIAS DE JUVENTUDES DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA FCT/UNESP E DO CPTL-UFMS
Autor(es): JOAO PEDRO TURINO SILVA
Primeiro orientador: Patricia Helena Milani
Resumo: A pesquisa tem como objetivo central apreender e analisar as experiências de juventude(s) que se fazem presentes no curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), Presidente Prudente, e no curso de Geografia do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (CPTL-UFMS). Como objetivo geral buscamos responder a seguinte questão: Quem são os jovens que chegam ao curso de Geografia da UFMS e da FCT/Unesp e quais eram suas experiências prévias de juventude e que experiências passam a ter quando ingressam no curso? Para responder esta questão, seguimos um percurso investigativo que articula estratégias quantitativas e qualitativas de produção de informação. Foram realizadas 5 entrevistas (online), 2 grupos focais, aplicação de questionários e acesso à dados da seção de graduação da FCT/UNESP. A pesquisa buscou utilizar dos estudos acerca das juventudes, experiências e culturas para analisar o cotidiano, as trajetórias e os campos de possibilidades desses sujeitos que constituem os cursos de Geografia das duas universidades em questão. Traçamos então um perfil quantitativo, comparamos e identificamos ora diferentes ora semelhantes práticas e experiências de juventudes desses jovens em um contexto de cultura (juvenil) universitária e mais precisamente em um curso de Geografia. Esperamos ter trazido com a pesquisa uma contribuição para os cursos de Geografia da FCT/UNESP e CPTL-UFMS, que poderão conhecer seus respectivos estudantes e assim talvez repensar estratégias pedagógicas e ações para ampliar o diálogo com os graduandos e com a própria comunidade. Consideramos que o encontro de diferentes trajetórias no espaço da universidade em contato direto com os conteúdos da geografia modifica esses jovens, suas formações e visões de mundo, desenvolvendo a crítica e a autonomia, para além da formação profissional. Palavras-chave: Juventudes; Experiência; Universidade Pública; Geografia; CPTLUFMS Três Lagoas; FCT/UNESP Presidente Prudente
Abstract: The central objective of this research is to apprehend and analyze the experiences of youth(s) that are present in the Geography course at the Faculdade de Ciências e Tecnologia, at the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP), Presidente Prudente, and in the Geography course at the Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (CPTL-UFMS) Campus of Três Lagoas. As a general objective we sought to answer the following question: Who are the young people who arrive at the Geography course at UFMS and FCT/Unesp and what were their previous experiences of youth and what experiences do they have when they enter the course? To answer this question, we followed an investigative path that articulates quantitative and qualitative strategies of information production. We carried out 5 interviews (online), 2 focus groups, applied questionnaires, and accessed data from the undergraduate section of the FCT/UNESP. We hope that this research has brought a contribution to the Geography courses at FCT/UNESP and CPTL-UFMS, which will be able to get to know their respective students and thus perhaps rethink pedagogical strategies and actions to expand dialogue with undergraduates and with the community itself. We consider that the encounter of different trajectories in the university space in direct contact with the contents of geography modifies these young people, their education and worldviews, developing criticism and autonomy, beyond professional training. Key-words: Youths; Experience; Public University; Geography; CPTL-UFMS Três Lagoas; FCT/UNESP Presidente Prudente.
Palavras-chave: Juventudes
Experiência
Universidade Pública
Geografia
CPTLUFMS Três Lagoas
FCT/UNESP Presidente Prudente.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6435
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO pdf.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.