Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGobara, Shirley Takeco-
dc.creatorGarcia, João Roberto Barbosa-
dc.date.accessioned2011-10-25T18:17:25Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:12Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationGOBARA, Shirley Takeco; GARCIA, João Roberto Barbosa. As licenciaturas em física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de professores de física. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 29, n. 4, 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172007000400009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 out. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172007000400009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/642-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados preliminares de um projeto que teve como objetivo geral realizar um levantamento sobre os cursos de Licenciatura do Brasil. As informações que compõem esse levantamento foram obtidas inicialmente de um banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, que disponibiliza informações sobre as instituições que oferecem os diferentes cursos de graduação do Brasil. A partir desses dados, levantaram-se as instituições que oferecem cursos de Licenciatura em Física e utilizando-se de um questionário, buscou-se as informações sobre as condições de oferta e do número de egressos, dos últimos cinco anos, dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil. Esse projeto foi proposto tendo em vista o quadro complexo da formação de professores para o ensino médio, em particular, o problema que tem sido objeto de debate na esfera educacional que é o déficit de professores de física para atuar nas escolas de ensino médio. Finalmente, discute-se sugestões de organização institucional e possíveis percursos de formação desses profissionais que apontem alternativas para uma mudança do quadro atual.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This article presents preliminary results of a project whose main objective was to study the courses of Physics Education in Brazil. Data were obtained from a database of Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, which makes available information about institutions offering different graduation courses in Brazil. From these data, the institutions offering the course of Physics were analysed and, through a questionnaire, the offer conditions and the number Physics course-leavers in Brazil in the last five years were analysed. This project was considered in view of the complex scenario of the formation of High School teachers; especially the issue that has been focus of debate in the academic sphere, namely, the deficit of High School teachers of Physics. This paper also discusses suggestions for institutional organizations and possible paths for the formation of these professionals pointing at alternatives to change the current scenario.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Ensino de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.titleAs licenciaturas em física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de professores de físicapt_BR
dc.title.alternativeTeacher formation courses in physics in Brazilian universities: a diagnosis of the initial formation of physics teacherspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172007000400009-
Aparece nas coleções:FAENG - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As licenciaturas em fisica.pdf372,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.