Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDANIEL VENTURA DAMACENO-
dc.date.accessioned2023-07-28T15:20:54Z-
dc.date.available2023-07-28T15:20:54Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6402-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the subjective configurations related to the teaching of the Life Project/Purpose curricular component, analyzing the historical-cultural context of its implementation, with emphasis on Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, as well as, the subjective configurations of the Life Project/Purpose teacher by the fields of intelligibility related to the context of action and pedagogical relationship in the component during the last years and in the context of COVID-19. The research is qualitative, used Qualitative Epistemology and Constructive-Interpretative Methodology, with interviews, questionnaires, and written production as instruments, and produced a theoretical model in line of the Theory of Subjectivity, with contextual analysis by Historical-Cultural Theory. It has done with the participation of five Life Project/Purpose teachers from state schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Of these, two composed the theoretical production of this study. It consists of an introductory chapter and four theoretical chapters that present an analysis of the historical, legal, and conceptual devices that led to the emergence of the Life Project, the relationship between the Life Project and Education, the theoretical-epistemological-methodological foundations for the study and research of the subjective dimension, the theoretical production carried out with the two teachers, and a chapter with discussions, limits, and perspectives of the research. The research was approved by the Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul and had as results: understanding of the fields of intelligibility and the subjective configurations of teaching action in Life Project/Purpose, the neoliberal influence in the emergence of the Life Project/Purpose, the conceptual and pedagogical fragility of the component, the personalization of the conduct of the Life Project/Purpose by teachers, the identification of the development of socio-emotional competencies, the subjective changes in teachers after teaching Life Project/Purpose, the discrepancies of experiences lived in the pandemic, and the need for initial training for Life Project/Purpose teachers considering the subjective dimension in formative processes and recognizing the multiple experiences of teachers, and the understanding that pedagogical actions in Life Project/Purpose can promote the expression of human experience in schooling being a space for authentic dialogues.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de Vida-
dc.subjectProfessor de Projeto de Vida-
dc.subjecteducação integral-
dc.subjectCovid-19-
dc.subjectTeoria da Subjetividade-
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
dc.titleDimensões Subjetivas da Ação Docente com o Projeto de Vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alexandra Ayach Anache-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar as configurações subjetivas relacionadas à ação docente no componente curricular Projeto de Vida (PV), analisando o contexto histórico-cultural da sua implementação, com ênfase na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, como também, das configurações subjetivas do professor de Projeto de Vida pelos campos de inteligibilidade relacionados ao contexto da ação e relação pedagógica no componente durante os últimos anos e no contexto da COVID-19. A pesquisa é qualitativa, e nela se utilizou a Epistemologia Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa, com entrevistas, questionários e produção escrita como instrumentos. Além disso, produziu-se um modelo teórico à luz da Teoria da Subjetividade, com a análise contextual pela Teoria Histórico-Cultural. A análise foi tecida com a participação de cinco professores de Projeto de Vida de escolas estaduais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Dois desses professores compuseram a produção teórica deste estudo. A partir disso, esta pesquisa se organiza em um capítulo introdutório e outros quatro capítulos teóricos que apresentam análise dos dispositivos históricos, legais e conceituais que levaram ao surgimento do Projeto de Vida. Além disso, esses capítulos abordam a relação entre o Projeto de Vida e a Educação; os fundamentos teórico-epistemológico-metodológicos para o estudo e pesquisa da dimensão subjetiva; a produção teórica realizada com os dois professores; e os limites e perspectivas da pesquisa. Vale ressaltar que esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e teve como resultados: a compreensão dos campos de inteligibilidade e as configurações subjetivas da ação docente em PV; a influência neoliberal no surgimento do PV; a fragilidade conceitual e pedagógica do componente curricular; a personalização da condução do componente pelos professores; a identificação do desenvolvimento das competências socioemocionais; as mudanças subjetivas nos docentes após lecionarem PV; as discrepâncias de experiências vividas na pandemia; e a necessidade de uma formação inicial para os professores de PV - considerando a dimensão subjetiva nos processos formativos, reconhecendo as múltiplas experiências dos professores e a compreensão de que as ações pedagógicas em PV podem promover a expressão da experiência humana na escolarização sendo um espaço de diálogos autênticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DAMACENO - Dimensões subjetivas da ação docente com o Projeto de Vida.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.