Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6360
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação continuada: Caixa da Matemática
Autor(es): MAKAREN RAUTENBERG
Primeiro orientador: SHEILA DENIZE GUIMARAES BARBOSA
Resumo: Este trabalho visa apresentar a Caixa da Matemática como proposta de ação pedagógica para explorar os conceitos de Número, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística. Para tanto, fizemos uma breve apresentação de aspectos conceituais e elencamos 29 materiais didáticos para compor o recurso, descrevendo o material, objetivos e propostas de atividades. Os materiais elencados são sugestões para que o professor componha sua própria Caixa da Matemática. Defendemos que o professor proponha a construção de Caixa da Matemática com sua turma, com materiais confeccionados pelos próprios alunos, sempre observando a escolha dos produtos que serão utilizados e o tempo disponibilizado para a construção dos mesmos. Por fim, acreditamos que o recurso apresentado contempla nosso objetivo e oportuniza ao professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental propostas com conceitos matemáticos abordados por cada material.
Abstract: This work aims to present the Mathematical Box as a proposal for a pedagogical action to explore the concepts of Number, Algebra, Geometry, Quantities and Measures, Probability and Statistics. Therefore, we made a brief presentation of conceptual aspects and listed 29 didactic materials to compose the resource, describing the material, objectives and proposed activities. The materials listed are suggestions for the teacher to compose his own Mathematics Box. We defend that the teacher proposes the construction of a Math Box with his class, with materials made by the students themselves, always observing the choice of products that will be used and the time available for their construction. Finally, we believe that the presented resource contemplates our goal is to provide the teacher who teaches Mathematics in the Early Years of Elementary School with proposals with mathematical concepts covered by each material.
Palavras-chave: Caixa da Matemática
Formação de professores
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6360
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.