Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAFAEL PEREIRA SILVA-
dc.date.accessioned2023-07-16T12:43:31Z-
dc.date.available2023-07-16T12:43:31Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6340-
dc.description.abstractIn this research, we qualitatively analyzed the evidence of effectiveness of an introductory astronomy course in a science museum, a non-formal education space, in which we used as theoretical references the integration between cultural astronomy and science education with a focus on Science, Technology and Society (STS), seeking a dialogical pedagogical approach with practical elements for teaching astronomical concepts. The approach with an emphasis on STS was used in order to reflect and discuss the static and scientistic way that science is generally presented in teaching. However, STS alone is not enough when we come to discuss issues related to colonialism. By approaching knowledge generally marginalized by hegemonic knowledge, we seek in Cultural Astronomy the discussion of the ethnic-racial relations necessary in the teaching of Astronomy. For data collection, we used an initial and final questionnaire, answered virtually through the Google Forms platform, and a logbook. The methodology used for data analysis was Bardin's content analysis, using the theme as the unit of register. We conclude that the union between STS and Cultural Astronomy can promote not only the learning of scientific concepts, but also the opposition to scientism, culminating in a constructivist and anthropological view of science, in addition to the recognition of Brazilian cultural and social knowledge as valid and important, as well as the creation of a group identity among participants.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomia Cultural-
dc.subjectCTS-
dc.subjectEnsino de Astronomia-
dc.subjectEducação em Astronomia-
dc.subjectEducação em Espaço Não Formal.-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleUMA ABORDAGEM CULTURAL DE ENSINO EM ASTRONOMIA: Análise da integração entre CTS e Astronomia Culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1HAMILTON PEREZ SOARES CORREA-
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos qualitativamente os indícios de eficácia de um curso de Introdução à Astronomia em um museu de ciência, espaço não formal, no qual utilizamos como referenciais teóricos a integração entre Astronomia Cultural e ensino de Ciências com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), buscando uma abordagem pedagógica dialogada com elementos práticos para o ensino dos conceitos de Astronomia. A abordagem com ênfase em CTS foi utilizada no sentido de refletir e discutir sobre a forma estática e cientificista que a ciência é geralmente apresentada no ensino. No entanto, somente CTS não é suficiente quando passamos a discutir questões relacionadas ao colonialismo. Por abordarmos conhecimentos geralmente marginalizados pelo conhecimento hegemônico, buscamos na Astronomia Cultural a discussão das relações etnico-raciais necessárias no ensino de Astronomia. Para a coleta de dados utilizamos um questionário inicial e final, respondidos virtualmente pela plataforma Google Forms e um diário de bordo. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin, empregando como unidade de registro o tema. Concluímos que a união entre CTS e Astronomia Cultural pode promover não só o aprendizado de conceitos científicos, mas também o embate ao cientificismo e colonialismo, culminando em uma visão construtivista e antropológica da ciência, além do reconhecimento dos conhecimentos culturais e sociais brasileiros como válidos e importantes, assim como a criação de uma identidade de grupo entre os participantes.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2727.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.