Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ana Paula Galdino da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-15T01:34:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-15T01:34:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6335 | - |
dc.description.abstract | This research, linked to the Professional Master in Arts program - Prof-Arts, sought to discuss the practice of storytelling in the formation of children in early childhood education, by proposing elements of theater and some principles of somatic education for the classroom under the perspective of its possible creative and pedagogical developments. For this, a theoretical survey of the main assumptions of somatic education was carried out, also investigating the field of theatricality and storytelling. The present study brings a bibliographical survey of the themes of storytelling, somatic education, theatricality, and children's education, addressed in the research, and elaborates a script of experiments thought for the classroom. Based on Slade (1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey (2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) and Janiaski (2021), among other theorists, the research sought to understand the possible relationships and complementarities between storytelling, theatricality and principles of somatic education present in pedagogical practice in classroom. Keywords: Art Education; Performing Arts; Theater; Body | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte educação | - |
dc.subject | Artes Cênicas | - |
dc.subject | Teatro | - |
dc.subject | Corpo | - |
dc.title | A contação de história na educação infantil: Teatralidade e Educação Somática. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dora de Andrade Silva | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, vinculada ao programa do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes, buscou discutir a prática da contação de história na formação da criança na educação infantil, ao propor elementos do teatro e alguns princípios da educação somática para a sala de aula sob a perspectiva de seus possíveis desdobramentos criativos e pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento teórico dos principais pressupostos da educação somática, investigando ainda o campo da teatralidade e da contação de histórias. O presente estudo traz um levantamento bibliográfico dos temas contação de história, educação somática, teatralidade e educação infantil, abordados na pesquisa e elabora um roteiro de experimentações pensadas para sala de aula. A partir de Slade (1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey (2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) e Janiaski (2021), entre outros teóricos, a pesquisa buscou compreender as possíveis relações e complementaridades entre contação de história, teatralidade e princípios da educação somática presentes na prática pedagógica em sala de aula. Palavras-chave: Arte educação; Artes Cênicas; Teatro; Corpo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ata+artigo+proposta Ana Paula Galdino.pdf | 710,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.