Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAna Paula Galdino da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-15T01:34:19Z-
dc.date.available2023-07-15T01:34:19Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6335-
dc.description.abstractThis research, linked to the Professional Master in Arts program - Prof-Arts, sought to discuss the practice of storytelling in the formation of children in early childhood education, by proposing elements of theater and some principles of somatic education for the classroom under the perspective of its possible creative and pedagogical developments. For this, a theoretical survey of the main assumptions of somatic education was carried out, also investigating the field of theatricality and storytelling. The present study brings a bibliographical survey of the themes of storytelling, somatic education, theatricality, and children's education, addressed in the research, and elaborates a script of experiments thought for the classroom. Based on Slade (1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey (2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) and Janiaski (2021), among other theorists, the research sought to understand the possible relationships and complementarities between storytelling, theatricality and principles of somatic education present in pedagogical practice in classroom. Keywords: Art Education; Performing Arts; Theater; Body-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte educação-
dc.subjectArtes Cênicas-
dc.subjectTeatro-
dc.subjectCorpo-
dc.titleA contação de história na educação infantil: Teatralidade e Educação Somática.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dora de Andrade Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao programa do Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes, buscou discutir a prática da contação de história na formação da criança na educação infantil, ao propor elementos do teatro e alguns princípios da educação somática para a sala de aula sob a perspectiva de seus possíveis desdobramentos criativos e pedagógicos. Para isso, foi realizado um levantamento teórico dos principais pressupostos da educação somática, investigando ainda o campo da teatralidade e da contação de histórias. O presente estudo traz um levantamento bibliográfico dos temas contação de história, educação somática, teatralidade e educação infantil, abordados na pesquisa e elabora um roteiro de experimentações pensadas para sala de aula. A partir de Slade (1978), Vianna (2005) Souza (2006) Strazzacappa (2001, 2009), Fortin (2010), Dewey (2010), Machado (2010, 2015), Miller (2012, 2016), Santos (2017) e Janiaski (2021), entre outros teóricos, a pesquisa buscou compreender as possíveis relações e complementaridades entre contação de história, teatralidade e princípios da educação somática presentes na prática pedagógica em sala de aula. Palavras-chave: Arte educação; Artes Cênicas; Teatro; Corpo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ata+artigo+proposta Ana Paula Galdino.pdf710,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.