Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6296
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHUDSON DE SOUZA CAMPOS-
dc.date.accessioned2023-07-10T13:02:26Z-
dc.date.available2023-07-10T13:02:26Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6296-
dc.description.abstractThis research presents the results of an investigative didactic sequence on the use of unconventional notation in music education, aiming at the ability of the student in recognizing the sounds of the soundscape and the appreciation of contemporary repertoire. This investigation takes inspiration from the pedagogical proposals of composer and music educator Murray Schafer. Thus, this study intended to offer a way to initiate score reading that does not focus only on traditional music notation, but also on the possibilities of using graphic designs in scores as an interdisciplinary relation between Music and Visual Arts. As a reflective essay, the research relies on theorists who dialogue on this theme: Brito, Bosseur, Caznok, Delalande, Fonterrada, GaborimMoreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes, Wisnik and Zampronha. This academic work also included the production of graphic scores, as activities that were not restricted to making drawings, but also promoted interaction between the students towards the sound universe. This dissertation also uses as theoretical supports the baseline document BNCC and the Common Curricular Reference of the Department of Education of the city of Campo Grande. In these materials, it is possible to observe the objects of knowledge related to notation and musical register, exploring the skills that deal with non-conventional notation. Those skills were predicted in the curricular component Art, which is part of the concentration area in languages, a point that serves as support for the title of this study since it uses the same terminology presented in the referred documents (non-conventional notation). Furthermore, this research considered the possibilities of what can be musically constructed with the materials available in the Professor Alcídio Pimentel Public School. Thus, the practicalpedagogical options in the classroom were expanded, respecting the student's creative process. Therefore, the empirical part of this research consisted of a didactic sequence that contemplates a total of 15 activities, distributed in 9 meetings, with the purpose of creating dynamics during the art classes, carried according to the reality and context of the school.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula.-
dc.titleO uso do repertório contemporâneo e da notação não-convencional como estratégias para a educação musical na sala de aula.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ana Lucia Iara Gaborim Moreira-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta os resultados de uma sequência didática investigativa sobre o uso da notação não convencional na educação musical com vistas a direcionar o aluno para o reconhecimento dos sons da paisagem sonora e para a apreciação do repertório contemporâneo. Para essa investigação, inspirou-se nas propostas pedagógicas do compositor e educador musical Murray Schafer. Assim, este estudo pretende oferecer uma forma de iniciação à leitura de partituras que não tenham foco somente na escrita tradicional, mas também nas possibilidades do uso de desenhos gráficos na construção das partituras para a relação de interdisciplinaridade entre Música e Artes Visuais. Propondo um discurso reflexivo, a pesquisa embasou-se em teóricos que dialogam acerca do tema pretendido, a saber: Brito, Bosseur, Caznok, Delalande, Fonterrada, Gaborim-Moreira, Gainza, Griffiths, Ilari, Mateiro, Menezes, Wisnik e Zampronha. O trabalho também compreendeu a produção de partituras gráficas, enquanto atividades que não estiveram restritas apenas aos desenhos, mas também privilegiaram a intenção de provocar uma interação dos alunos com o universo sonoro. Em sua adjacência, utilizaram-se, também como aporte teórico, o documento basilar BNCC e o Referencial Comum Curricular da Secretaria de Educação do Município de Campo Grande, materiais em que são observados os objetos de conhecimento relativos à notação e ao registro musical, explorando as habilidades que tratam da notação não convencional. Essas habilidades estão previstas no componente curricular Arte, integrante da área de concentração em linguagens, ponto que serve de apoio, inclusive, para o título do estudo, pois se vale da mesma terminologia dos referidos documentos (notação não convencional). Outrossim, esta pesquisa investigou o que é possível ser construído musicalmente com os materiais disponíveis dentro da Escola Pública Professor Alcídio Pimentel, a fim de ampliar as possibilidades prático-pedagógicas em sala de aula, respeitando o processo criativo do aluno. Portanto, a parte empírica desta pesquisa consistiu em uma sequência didática que contempla o total de 15 atividades, distribuídas em 9 encontros, com o propósito de criar dinâmicas durante as aulas de arte, realizadas de acordo com a realidade e o contexto da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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