Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6281
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Segregação Socioespacial: a bicicleta como objeto de alcance à cidade
Autor(es): BIANCA PURKOTT CEZAR
Primeiro orientador: JULIANA COUTO TRUJILLO
Resumo: Diante dos vários desafios das cidades contemporâneas, a segregação socioespacial e o problema da mobilidade urbana são correntes de forma latente na vida cotidiana do cidadão comum. O presente trabalho propõe-se a atentar o olhar para a relação entre estes conceitos e perceber suas consequências no espaço urbano e nas pessoas que ocupam a cidade. O objetivo geral é compreender as problemáticas advindas dessa complexidade e propor medidas de amenização através de um projeto de redesenho urbano, utilizando-se de elementos já presentes nos sistemas de mobilidade das cidades - as calçadas, para pedestres, as ciclovias, para ciclistas, as pistas de rolamento para o transporte coletivo. A ideia é requalificá-los, priorizando os meios de deslocamentos mais frágeis e invisíveis - o transporte a pé e a bicicleta. A metodologia baseou-se em pesquisa de caráter bibliográfico e referencial, além da análise das condicionantes locais da via escolhida como objeto de estudo - Av. dos Cafezais. Os resultados incluem o entendimento sobre as implicações da segregação socioespacial na capital do Mato Grosso do Sul e o projeto de desenho urbano como ferramenta de exposição da problemática e possibilidade de amenização.
Abstract: In the face of multiples challenges on contemporary cities the sociospatial segregation and problems in urban mobility are currents problems in the daily life of ordinary citizens. This work propose to be more attention about the relation between these concepts and perceive their consequences in the urban space and in the people that occupy that space. The general objective is crompehend the complexity of the problems arising from this aspects and thenafter propose mitigation measures trough an urban redesign project, using elements belonging in the mobility system, like sidewalks for pedestrians, cycle paths for cyclists and lane for the public transport. The ideia is requalify them prioritizing the most fragile invisible means of transporting: walkings and cyclings. The methodology was based on bibliographic referential researches beside conditionals analysis of the road chosen as the object of study – Av. dos Cafezais. The results include an understanding socialspatial segregation implications in the capital of Mato Grosso do Sul and the project of urban design as a way for exposing the problems as well as the potentials of mitigation.
Palavras-chave: Segregação socioespacial
mobilidade urbana
espaço urbano
deslocamentos
transportes.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6281
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1468.pdf72,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.