Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6275
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE NAVIRAÍ-MS
Autor(es): APARECIDA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Primeiro orientador: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL
Resumo: Esse artigo aborda a importância da valorização da diversidade étnico-racial nas relações escolares no Brasil, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo foi verificar se há nas escolas uma educação inclusiva, reconhecendo a importância da diversidade e promovendo o respeito as diferenças. O estudo foi realizado com professores de uma escola em Naviraí-MS, a metodologia que envolveu pesquisa bibliográfica e um estudo de campo com questionário aplicado as quatros docentes, visando investigar como as questões étnico-racial estão sendo abordadas em sala de aula. A pesquisa revelou existência de desafios como preconceito, exclusão social e falta de conhecimento e preparação dos professores. Os objetivos específicos da pesquisa foram delineados com o intuito de investigar a aplicação da Lei 10.639/03 em sala de aula, analisar como a escola tem trabalhado a temática das relações étnico-raciais com os alunos, identificar as dificuldades enfrentadas e as medidas tomadas perante situações de preconceito. Os resultados mostraram que os professores têm percepções diferentes sobre o trabalho com crianças e tiveram diferentes contatos iniciais com o tema étnico racial. Todos afirmaram conhecer a Lei 10.639/03, que trata do ensino de história afro-brasileira e africana. Os professores concordaram que a Lei é uma ferramenta importante, no entanto, a criação de leis não é suficiente para causar mudanças sociais, e nem todas as mudanças sociais são encontradas na lei.
Abstract: This article addresses the importance of valuing ethnic-racial diversity in school relations in Brazil, especially in the early years of elementary school. The objective was to verify if there is an inclusive education in schools, recognizing the importance of diversity and promoting respect for differences. The study was carried out with teachers from a school in Naviraí-MS, the methodology involved bibliographical research and a field study with a questionnaire applied to the four teachers, aiming to investigate how ethnic-racial issues are being addressed in the classroom. The research revealed the existence of challenges such as prejudice, social exclusion and lack of knowledge and preparation of teachers. The specific objectives of the research were outlined with the intention of investigating the application of Law 10.639/03 in the classroom, analyzing how the school has worked with the theme of ethnic-racial relations with students, identifying the difficulties faced and the measures taken before prejudice situations. The results showed that teachers have different perceptions about working with children and had different initial contacts with the ethnic-racial theme. All claimed to know Law 10.639/03, which deals with the teaching of Afro-Brazilian and African history. Teachers agreed that the Law is an important tool, however, the creation of laws is not enough to cause social changes, and not all social changes are found in the law.
Palavras-chave: Lei10.639/03
educação étnico racial
preconceito
raça
etnia
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6275
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3583.pdf265,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.