Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNANLENNA DO NASCIMENTO PRADO-
dc.date.accessioned2023-07-07T15:32:38Z-
dc.date.available2023-07-07T15:32:38Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6262-
dc.description.abstractFaced with the observation of the learning gap of children enrolled in Brazilian public schools, educational policies were affirmed to implement full-time education in Brazil. Full-time education is part of the proposal for a longer stay of children in school, following the curriculum designed for basic education, combined with activities that include different spheres of human development. The objective of the research is to reflect on integral and full-time education from the perspective of historical-critical pedagogy, which defends an omnilateral education based on pedagogical intentionality consistent with a certain conception of the world. This is a qualitative, descriptive research, with input from authors in the area and legislative documents that guide education in Brazil. The results indicated that the fundamentals of historical-critical pedagogy are emerging to think about a critical and transforming human formation in full-time education. It is concluded that there are still countless challenges to break with fragmented education and promote emancipatory education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integral-
dc.subjectPráticas Pedagógicas-
dc.subjectPedagogia Histórico-crítica-
dc.subjectEducação de tempo integral.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1HELLEN JAQUELINE MARQUES-
dc.description.resumoDiante da constatação da defasagem de aprendizado das crianças inseridas nas escolas públicas brasileiras, políticas educacionais foram afirmadas para efetivar a educação de tempo integral no Brasil. A educação de tempo integral parte da proposta de maior permanência da criança na escola, seguindo a grade curricular pensada para a educação básica, aliada a atividades que contemplam diferentes esferas da formação humana. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a educação integral e de tempo integral sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que defende uma educação omnilateral a partir da intencionalidade pedagógica coerente com uma determinada concepção de mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com aporte de autores da área e de documentos legislativos que norteiam a educação no Brasil. Os resultados indicaram que os fundamentos da pedagogia histórico-crítica são emergentes para se pensar uma formação humana crítica e transformadora na educação de tempo integral. Conclui-se que ainda são inúmeros os desafios para que se possa romper com a educação fragmentada e promover a educação emancipadora.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
940.pdf165,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.