Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdeline Silva Barreto Souza-
dc.date.accessioned2023-07-07T15:04:29Z-
dc.date.available2023-07-07T15:04:29Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6261-
dc.description.abstract-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografia-
dc.subjectEducação Somática-
dc.subjectProcesso colaborativo-
dc.subjectTeatro-
dc.subjectDança-
dc.title(da) terra vermelha do Itamaracá: possibilidades de experimentação e criação em artes cênicas para a sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dora de Andrade Silva-
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa em arte que se propôs aproximar pesquisadora e objeto, refletindo sobre os percursos criativos pelos quais ambos passaram durante a construção de um experimento cênico. Este foi desenvolvido de forma colaborativa, nas aulas de Arte, com as crianças da turma 2° ano A do ensino fundamental I, da Escola Municipal Antônio José Paniago. A fim de reconhecer e valorizar a criança como produtora de arte, cultura e conhecimento, irei me apoiar em estudos de cultura, sobretudo das pesquisas desenvolvidas pelo artistaprofessor-pesquisador local Bessa-Oliveira. As práticas corporais para a experimentação e criação em artes cênicas foram desenvolvidas segundo abordagens da educação somática que entendem o corpo como uma unidade e o sujeito enquanto uma singularidade, e para tanto contei, principalmente, com as reflexões das autoras Miller (2012 e 2016), Strazzacappa (2012) e Silva e Santinho (2016 e 2016A). Trago ainda, contribuições da crítica genética, a partir de Salles (2011), para analisar os caminhos criativos percorridos, bem como rastros, abandonos, leis internas, tensões, etc., que emergiram durante a criação do experimento cênico. Assim, lancei mão do método cartográfico de pesquisa para acompanhar os percursos criativos do experimento cênico a partir dos autores Rabelo (2014 e 2021), Passos; Kastrup; Escóssia (2020). O processo criativo compreendeu cinco etapas, nomeadas, nesta pesquisa, de pistas metodológicas: prólogo, memória, aqui e agora, sonhos e epílogo. As pistas se deram de forma lúdica, a partir de jogos de improvisação em dança e teatro, que buscaram convidar para dentro do processo criativo histórias, memórias e sonhos das próprias crianças, selecionadas e contadas por elas. Todo o percurso resultou na elaboração de uma proposta pedagógica abrangendo experiências vividas durante esta pesquisa, a fim de colaborar com o ensino das artes cênicas para a sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo_Completo_AdelineBarreto-mesclado.pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.