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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas
Autor(es): HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO
Primeiro orientador: MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA
Resumo: Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.
Abstract: Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno.
Palavras-chave: Alfabetização
Múltiplas Facetas
Estudos Acadêmicos
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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