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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a alfabetização e as suas múltiplas facetas |
Autor(es): | HELOÍSA DE SOUZA RIBEIRO |
Primeiro orientador: | MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA |
Resumo: | Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno. |
Abstract: | Este artigo tem a finalidade de apresentar resultados de estudo desenvolvido no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos da investigação foram: analisar e identificar o que apontam os estudos em relação às múltiplas facetas da alfabetização, além do debate dos metódos; selecionar algumas pesquisas acadêmicas na área da educação, no período de cinco anos, no Banco de Teses e Dissertações da Capes em relação às múltiplas facetas da alfabetização. A fundamentação teórica adotada para pensar na alfabetização ampara-se em Morais (2006); Mortatti (2009); Soares (1985); Mortatti, Oliveira e Pasquim (2014); Frade (2007). A metodologia para o trabalho tem a natureza qualitativa e com caráter de pesquisa bibliográfica. O resultado obtido é que o debate sobre a problemática em relação a alfabetização não deve limitar-se aos métodos de alfabetização, há outros pontos que devem ser levados em consideração, como: especificidades da formação inicial e continuada dos alfabetizadores, autonomia do docente durante o processo de alfabetização e considerar as particularidades de cada aluno. |
Palavras-chave: | Alfabetização Múltiplas Facetas Estudos Acadêmicos |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6245 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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