Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Thais Alves de-
dc.date.accessioned2023-07-05T22:38:32Z-
dc.date.available2023-07-05T22:38:32Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6232-
dc.description.abstractThe interest in organizational culture has been strongly accompanying organizations, implementing behavioral changes and new forms of management. That's because there is the understanding that organizational culture involves practices, habits and values ​​that constitute a company. In this sense, this research aimed to evaluate the culture organization of an organization of the electric sector of the Brazilian center-west. The study it is configured with a deductive nature, of the descriptive type and quantitative approach. O questionnaire used to assess the organizational culture in the company in question was adapted from the Brazilian Instrument for the Assessment of Organizational Culture – IBACO (FERREIRA et al. 2002). The respondents, active collaborators, belong to three municipalities in the interior of Mato Grosso do Sul where the studied company performs service. Statistical techniques and procedures were used for data analysis. descriptive. The results suggest that the company predominantly has a moderate degree of in most analysis factors of values ​​and organizational practices of culture organizational structure, which makes room for the possibility of seeking improvements in the employee involvement for greater success and competitive advantage.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento Organizacional-
dc.subjectGestão de Energia-
dc.subjectGestão de Infraestrutura-
dc.subjectDesenvolvimento Regional-
dc.subjectGestão da Mudança Organizacional-
dc.titlePercepção de Cultura Organizacional: avaliação sobre os fatores de valores e práticas organizacionais de uma organização do setor elétrico.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Mariana Aparecida Euflausino dos Santos-
dc.description.resumoO interesse sobre a cultura organizacional vem acompanhando fortemente as organizações, implantando mudanças comportamentais e novas formas de gestão. Isso pois, há a compreensão de que a cultura organizacional envolve práticas, hábitos e valores que constituem uma empresa. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo avaliar a cultura organizacional de uma organização do setor elétrico do centro-oeste Brasileiro. O estudo configura-se com natureza dedutiva, do tipo descritiva e abordagem quantitativa. O questionário utilizado para avaliar a cultura organizacional na empresa em questão foi adaptado do Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional – IBACO (FERREIRA et al. 2002). Os respondentes, colaboradores ativos, são pertencentes a três municípios do interior do Mato Grosso do Sul em que a empresa estudada realiza atendimento. Para análise dos dados foram utilizadas técnicas e procedimentos de estatística descritiva. Os resultados sugerem, que a empresa, predominantemente, possui grau moderado na maioria dos fatores de análise de valores e práticas organizacionais da cultura organizacional, o que abre espaço para a possibilidade de buscas por melhorias no envolvimento dos trabalhadores a fim de obter maior sucesso e vantagem competitiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração-
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1845.pdf212,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.