Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEDDY ESTHER PACHE DE SOUZA ASSEFF DE MORAES-
dc.date.accessioned2023-07-05T18:18:06Z-
dc.date.available2023-07-05T18:18:06Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6226-
dc.description.abstractThis research aims to demonstrate the relevance of planning in the teaching of visual arts at school, which enables the aesthetic elevation of students. This theme is justified in view of the needs detected by the researcher in the course of teaching practice and observations of the school routine, highlighting here the day to day of the teachers' room and the pedagogical coordination team. We seek to discuss the concepts related to the objectification and appropriation of art, for the formation and development of students, The dialectical relationship between the individual and the culture that he appropriates, creates history and himself simultaneously, being essential the planning as aesthetic objectification. Aesthetic elevation is the moment in which the student, when enjoying or creating a work of art, appropriating senses and the most historically developed art such as contemporary art, has the possibility of expanding his ways of feeling beyond his everyday life. Catharsis in Historical-Critical Pedagogy (PHC) as a constituent element of the teaching method. Imagination, creation and aesthetic education are fundamentals that allow the accumulation of artistic experiences, developing creativity and the creative act. Such considerations were supported by researchers in the area and authors such as Duarte, Fernandes, Ozório, Paes, Lukács, Sanchez, Saviani and, in particular, Vigotski. Finally, this theoretical study reflects and analyzes how lesson plans could be organized for the aesthetic elevation of the student. Keywords: Vygotsky; Catharsis; Visual Arts at school; Artistic experiences; Creativity.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVigotski, Pedagogia histórico-critica, Arte na escola, Vivências artísticas, Criatividade-
dc.titlePlanejamento no ensino de artes visuais na perspectiva histórico crítica: objetivação e elevação estéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo Cesar Duarte Paes-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo demonstrar a relevância do planejamento no ensino de artes visuais na escola, que possibilite a elevação estética dos alunos. Esta temática se justifica diante das necessidades detectadas pela pesquisadora no decorrer da prática docente e das observações da rotina escolar, destacando aqui o dia a dia da a sala dos professores e da equipe de coordenação pedagógica. Buscamos discutir os conceitos relacionados à objetivação e apropriação da arte, para formação e desenvolvimento dos alunos, A relação dialética entre indivíduo e a cultura que se apropria, cria a história e a si mesmo simultaneamente, sendo imprescindível o planejamento como objetivação estética. A elevação estética é o momento pelo qual o aluno ao fruir ou criar uma obra de arte apropriando sentidos e a arte a mais desenvolvida historicamente como a contemporânea tem a possibilidade de expandir seus modos de sentir além de sua vida cotidiana. A catarse na Pedagogia Histórico-Critica (PHC) como elemento constituinte de método de ensino. A imaginação, a criação e a educação estética são fundamentos que possibilitam o acúmulo de vivências artísticas, desenvolvendo a criatividade e o ato criador. Tais considerações foram fundamentadas por pesquisadores da área e autores como Duarte, Fernandes, Ozório, Paes, Lukács, Sanchez, Saviani e, em especial Vigotski. Finalmente, este estudo teórico reflete e analisa como poderiam ser organizados os planos de aula para a elevação estética do educando. Palavras- chaves: Vigotski; Catarse; Artes Visuais na escola; Vivências artísticas; Criatividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Neddy Esther PSA de Moraes DISSERTAÇÃO FINALIZADA 10 DE MAIO 2023.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.