Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSUZANE DOS SANTOS FERNANDES-
dc.date.accessioned2023-07-05T17:25:31Z-
dc.date.available2023-07-05T17:25:31Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6223-
dc.description.abstractThis research aimed to find ways to teach regional dance in Mato Grosso do Sul in formal education, using the principles of Brazilian dance and sensitive education based on what students bring from their own context and of his ancestry. To this end, a pedagogical proposal is presented based on extensive bibliographical research and on my experience as an Arts teacher in the municipal network of Campo Grande-MS since 2011. This proposal proposes to awaken the playing body of students and was elaborated from authors who discuss Brazilian dances, such as Gabriela Salvador (2021) and Mariana Monteiro (2011), the sensitive education, discussed by João-Francisco Duarte Junior (2000) as well as the counter-colonizing thought of Antônio Bispo dos Santos ( 2015) and by native peoples through the contribution of Daniel Munduruku (2009), in addition to authors who dialogue with these thoughts from the point of view of Art and Dance in formal education. Considering the relevance of working with the body structures of Brazilian dances and seeking to value sensitive processes related to the way of thinking of native peoples in education, the proposal discussed here seeks to awaken students of Elementary School I to a practical and reflective thought about the Brazilian body that dances, generating a possibility of teaching/learning regional dance in regular Art classes in formal education. Keywords: Art education; sul-mato-grossense regional dance; countercoloniality.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte-educação-
dc.subjectDança regional sul-mato-grossense-
dc.subjectcontracolonial.-
dc.titleDançando a tradição: uma proposta pedagógica para a dança regional sul-mato-grossensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gabriela Di Donato Salvador Santinho-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo encontrar caminhos para o ensino da dança regional de Mato Grosso do Sul no ensino formal, utilizando os princípios das danças brasileiras e da educação (do) sensível a partir do que os alunos e as alunas trazem de seu próprio contexto e de sua ancestralidade. Para tanto, apresenta-se uma proposta pedagógica pautada em extensa pesquisa bibliográfica e na minha experiência como professora de Artes na rede Municipal de Campo Grande- MS desde 2011. Essa proposta propõe despertar o corpo brincante dos alunos e alunas e foi elaborada a partir de autores que discutem as danças brasileiras, como Gabriela Salvador (2021) e Mariana Monteiro (2011), a educação (do) sensível, discutida por João-Francisco Duarte Junior (2000) bem como o pensamento contra-colonizador de Antônio Bispo dos Santos (2015) e dos povos originários por meio da contribuição de Daniel Munduruku (2009), além de outros autores que dialogam com esses pensamentos pelo ponto de vista da Arte e da Dança na educação formal. Considerando a relevância do trabalho com as estruturas corporais das danças brasileiras e buscando a valorização de processos sensíveis relacionados ao modo de pensar dos povos originários na educação, a proposta aqui discutida busca despertar alunos e alunas do ensino Fundamental I para um pensamento prático e reflexivo sobre o corpo brasileiro que dança, gerando uma possibilidade de ensino/aprendizagem da dança regional nas aulas regulares de Arte no ensino formal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Final Suzane Fernandes 20.03.pdf491,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.